UFN se destaca com ações de prevenção e combate à COVID-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/02/2022

Nos últimos dois anos em que o mundo todo esteve vivendo em tempos de Pandemia da COVID-19, a Universidade Franciscana (UFN) desenvolveu ações e uniu forças para enfrentar de frente o vírus. Junto de sua comunidade acadêmica que, dentro dos ambientes da Universidade ou de suas casas, vêm criando soluções que contribuíram com medidas de prevenção, tratamento e controle da doença.

Em 2021, foram inúmeras as atuações que envolveram estudantes, professores e técnicos-administrativos em produções laboratoriais, equipes presentes em atividades de voluntariado em saúde até o desenvolvimento de soluções práticas para combater o novo Coronavírus. Além de aplicar projetos que integraram novas tecnologias, ações educativas e dinâmica de estudos que resultaram numa melhor qualidade de vida promovida por meio da pesquisa científica.



Voluntariado em saúde
- 
Assim que o processo de imunização foi iniciado no Brasil, cerca de 250 acadêmicos de nove cursos da Área de Ciências da Saúde (Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia e Terapia Ocupacional) e das Residências Uni e Multiprofissionais estiveram de forma ativa à serviço da comunidade santa-mariense ao integrar a equipe de voluntários que estiveram na linha de frente da vacinação contra a Covid-19 e a gripe em mais de 225 campanhas.



Testagem e Diagnósticos
A experiência prévia da UFN, iniciada em março de 2020, colaborou para que o Laboratório de Diagnóstico Molecular realizasse ao longo de 2021 um total de 24.010 testes de RT-qPCR para SARS-CoV-2. Missão assumida pelo curso de Biomedicina e do Programa de Residência Profissional em Atenção Clínica Especializada – Ênfase em Infectologia e Neurologia ao se engajarem na aceleração de diagnósticos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Maria e Região Central do Estado. Estes exames foram resultados de uma demanda levantada pela Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, Ministério Público e Ministério Público do Trabalho.



Telemedicina 
- 
Com o intuito de amenizar a superlotação hospitalar, a UFN foi protagonista no uso da telemedicina. Através da Plataforma Lauduz, idealizada por uma empresa incubada ao Ambiente de Inovação da UFN, os primeiros sintomas eram acompanhados e avaliados por universitários, docentes e profissionais da Medicina que prestaram uma média de 5 mil atendimentos virtuais. Fazendo com que o uso da tecnologia fornecesse informação e atenção médica de profissional para pacientes que estivessem situados em locais diferentes através de vídeo-consultas especializadas por meio de um sistema completamente personalizado.



Imunização na UFN
- 
Foi o empenho dos alunos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Biomedicina que se tornou possível a Campanha Interna de Imunização com 17 ações voltadas aos trabalhadores da educação. Cerca de 1.430 acadêmicos, professores e técnicos-administrativos receberam a 1ª e 2ª dose do imunizante Oxford/AstraZeneca que estavam inserido no Plano de Imunização do Município de Santa Maria que inclui profissionais da rede pública e particular de ensino. Paralelamente, a Campanha ‘Menos eu, mais nós’ incentivou a doação por meio de uma Vacinação Solidária, arrecadando mais de 1 tonelada em alimentos não perecíveis destinados Banco de Alimentos de Santa Maria.



Atendimento Psicológico e Orientações Jurídicas
As mudanças provocadas pela Pandemia, o isolamento social e o medo causado pela doença fizeram que o curso de Psicologia realizasse na sua Clínica Escola mais de 2 mil atendimentos focados na recuperação e tratamento de pacientes.

Integrado ao curso de Direito, ações foram aplicadas pelo Observatório de Direitos Humanos ao criar o COVIDir, um espaço dedicado ao acompanhamento, reprodução e publicação das proposições nas diversas áreas jurídicas, dos efeitos e impactos atuais e futuros gerados pela Pandemia de Coronavírus. Sendo uma oportunidade de encontro entre academia e sociedade com o objetivo de fomentar práticas de ensino, pesquisa e extensão aos temas correlatos ao vírus e ao Direito; reunir e publicar os documentos oficiais relacionados à COVID-19; além de apresentar ações de agentes públicos para o enfrentamento dos efeitos da doença. Outra idealização do curso foi o Coronajur, um canal via Redes Sociais para prestar orientação a respeito de questões jurídicas gerando mais de 10 mil interações com a comunidade.




Soluções práticas e a longo prazo
Logo no início da Pandemia, mais de foram confeccionadas 1500 máscaras de tecido por voluntários do curso de Design de Moda a fim de serem doadas aos profissionais de saúde. Alunos e professores de outros cursos também se uniram à iniciativa e produziram o acessório.

A corrida por álcool em gel 70% foi tão grande, que o produto esgotou. Assim, o curso de Farmácia produziu 700kg para serem destinados aos locais de atendimento à saúde. E com o PredictCovid, desenvolvido pelo curso de Ciência da Computação, foi viável acelerar o diagnóstico dos pacientes por meio de exames de imagem.

Através do Projeto HIGIA, os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária fabricaram 6.400 protetores faciais (face Shields) que foram destinados à profissionais da saúde de 37 municípios gaúchos. Além da construção de 55 maçanetas hands free doadas a Hospitais e que possibilitavam a abertura de portas sem que fosse necessário o toque das mãos, evitam a contaminação.


O trabalho dos pesquisadores da UFN também foi incansável, diversos estudos científicos tomaram forma durante este último ano e contribuindo para desvendar os mistérios do vírus. Um deles, com os professores e alunos das Áreas da Tecnologia e da Saúde, montaram um grupo interdisciplinar através da ciência para entender os sintomas da Covid-19 por meio do DNA e reverter a inflamação que a doença causa. E este estudo, com foco na Nanociência, foi selecionado pelo Programa de Combate à Epidemias da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).



Núcleo de Atendimento Pós-Covid (NAC)
- Inaugurado em agosto de 2021 através de uma iniciativa do curso de Fisioterapia, o espaço uma ação conjunta entre a UFN e a Prefeitura de Santa Maria, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde. O NAC surgiu devido à alta demanda de pacientes que permanecem com comprometimentos ocasionados pelo novo Coronavírus e que também necessitam de cuidados pós internação hospitalar de forma gratuita. Primeiramente foi destinado exclusivamente a pessoas com necessidades respiratórias, que apresentam cansaço e fadiga respiratória e algum grau de falta de ar ou dispneia. No último mês teve seus serviços ampliados ao integrar a Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, e as especialidades de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional. Em seis meses já atendeu 102 pacientes (sendo que 63 receberam alta e 39 ainda realizam consultas de recuperação) totalizando, assim, 908 atendimentos entre avaliação e reabilitação.

O NAC está localizado no Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), na Rua Serafim Valandro - nº 400. Os atendimentos são feitos de forma gratuita e os agendamentos são feitos pelo do Sistema Único de Saúde (SUS). 



Texto: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Fotos: Reprodução/UFN TV



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação