NAC amplia serviços em saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/01/2022

O Núcleo de Atendimento Pós-Covid (NAC), idealizado pelos professores do curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) , amplia seu serviços de atendimentos. Agora, a Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, um dos cinco programas da Instituição, também faz parte do Núcleo envolvendo as especialidades de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, além da graduação em Fisioterapia que já estava presente.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia e uma das idealizadoras dos NAC, professora Lilian Oliveira, desde a criação do NAC sempre se pensou no processo de atendimento multidisciplinar devido à alta demanda de pacientes que permanecem com comprometimentos ocasionados pelo Novo Coronavírus: “Estas sequelas não são relacionados apenas ao atendimento fisioterapêutico, por isso também precisamos dos atendimentos da Psicologia, da Enfermagem, da Terapia Ocupacional, dentre outros profissionais que auxiliam no processo de recuperação dos pacientes”.

O professor Thiago Durand Mussoi, coordenador da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física explica que a demanda surgiu através dos próprios pacientes e ressalta que o atendimento multidisciplinar é essencial tanto para os pacientes, como também para os residentes. “No caso do paciente, nós temos o objetivo de realizar esses atendimentos para prevenir, acompanhar e tratar essas sequelas ocasionados pelo Novo Coronavírus de forma multi e interdisciplinar. Também podemos abrir esse leque de atendimentos para as especificidades de cada paciente, então se for uma demanda maior além da multidisciplinariedade, uma demanda especifica de cada área ele receberá esse cuidado”, acrescenta.

Já para a formação do aluno Residente, o coordenador destaca que é de fundamental importância, pois um dos principais objetivos do programa é a troca de experiências entre os profissionais e isso gera discussão de casos clínicos e os alunos acabam aprendendo um pouco das diferentes áreas que participam. Além de que, estes estudantes serão ainda melhor formados com viés de conhecimento humano que se desenvolve junto com a educação.

O NAC está localizado no Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), na Rua Serafim Valandro - nº 400. Os atendimentos são feitos de forma gratuita e os agendamentos são feitos pelo do Sistema Único de Saúde (SUS), via Secretaria Municipal de Saúde. Os horários para atendimentos são nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h à 12h e nas terças e quintas-feiras, das 13h30min à 16h. A partir do dia 21 de fevereiro, os atendimentos serão normalizados e novos pacientes serão aceitos, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Foto: Gianmarco de Vargas/Estagiário de Jornalismo