Conheça os mais de 30 cursos de Graduação da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/01/2023

A Universidade Franciscana (UFN), em sua trajetória de quase 70 anos, preocupa-se em abarcar o ensino de diversas áreas de qualificação nos mais de 30 cursos de Graduação presenciais, semipresenciais e na modalidade de Ensino EaD, entregando ao mercado de trabalho e a sociedade, profissionais especializados nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Tecnológicas, Ciências da Saúde e Ciências da Saúde. Os campos de atuação oferecem três modalidades de graduação, reconhecidas pelo Ministério da Educação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

A área das Ciências Sociais abrange os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Publicidade e Propaganda, Direito e Jornalismo, todos na modalidade presencial. O curso de Direito se destaca por possuir o Selo OAB Recomenda e o conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação, além de contar com a participação dos alunos no Núcleo de Prática Jurídica, nos Laboratórios de Pesquisa e Extensão, no PROCON, na Defensoria Pública da União e do Estado do Rio Grande do Sul, no Juizado Especial Cível e Federal, no Centro Interdisciplinar de Mediação (CIM), dentre outros. Já para o curso de Jornalismo, os acadêmicos usufruem de uma ampla estrutura laboratorial, com ambientes atualizados e projetados de acordo com as especificidades das áreas de atuação jornalística. São espaços para a prática supervisionada de jornalismo digital, produção radiofônica e audiovisual, comunicação integrada e pesquisa, além de estúdios de fotografia e televisão. Na modalidade EaD a área Gestão de Recursos Humanos EaD, Gestão Financeira EaD, Marketing EaD.

O campo das Ciências Tecnológicas engloba as Graduações em Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Design de Moda, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Física Médica, Jogos Digitais, Radiologia e Sistemas de Informação. A formação em Design de Moda possui uma proposta de ensino que combina duas características importantes: o caráter operacional dos cursos técnicos e o aprofundamento teórico dos cursos de graduação. Já para o campo da Ciência da Computação estimula o conhecimento no desenvolvimento de ferramentas, métodos e sistemas computacionais, subsidiando para a evolução científica e tecnológica da computação. A área também terá o curso de Engenharia Civil (noturno) com a conclusão em 10 semestres letivos como novidade da UFN para o ano de 2023.

No âmbito de Ciências da Saúde, os cursos presenciais de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional possuem ampla diversidade em recursos laboratoriais e práticos, com o objetivo de abranger trabalhos em diferentes cenários. A Graduação em Farmácia possui mais de 50% da carga horária dedicada às aulas práticas e estágios, proporcionando ao aluno a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e extensão a qualquer momento do curso, se diferenciando para o mercado de trabalho. Já o curso de Medicina possui a nota cinco na avaliação do Ministério da Educação (MEC), classificação máxima, em escala de desempenhos que varia entre um e cinco, reflete o alto nível de ensino ofertado pela UFN.

Fazem parte da esfera das Ciências Humanas os cursos de Licenciatura em Filosofia, História, Letras - Português e Inglês, Pedagogia, e abrangendo a Educação a distância (EaD) a Graduação de Pedagogia EaD. A formação em Filosofia, que iniciou as suas atividades acadêmicas no ano de 1958, também possui conceito 5 no MEC e prioriza uma educação interdisciplinar que proporcione, além dos conhecimentos conceituais e pedagógicos, próprios da formação acadêmica na área, o desenvolvimento de saberes essenciais à educação.

A Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, possui a atribuição de guiar os mais de 30 cursos de Graduação que são ofertados pela Universidade santa-mariense. De acordo com a professora, as formações são agregadas a partir de uma solicitação da própria sociedade ou um estudo interno da Instituição que vê uma possibilidade de uma área nova a ser aberta. A partir desta constatação se inicia os estudos sobre a viabilidade econômica e a operabilidade dos cursos, destacando a implantação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia. “O parque tecnológico vai trazer uma nova configuração para a própria UFN, desse modo, os cursos poderão se beneficiar explorando novas possibilidades e diferentes áreas de pesquisa”, finaliza a Pró-reitora.