O curso de graduação em Letras da Universidade Franciscana acompanha os movimentos da Instituição e da comunidade santa-mariense, especialmente, na formação de professores que atuam na educação básica e superior.
Destaca-se por formar profissionais que, além de atuarem na área do ensino, dedicam-se à produção literária e participam da gestão de diferentes órgãos ligados à educação e à cultura. Seus egressos caracterizam-se também pela autonomia e empreendedorismo na área de língua estrangeira, mais amplamente, com relação às atividades que envolvem língua inglesa.
Esse profissional atua com a língua portuguesa e inglesa e a literatura portuguesa. Pode atuar na parte de correção de textos, traduções e terá que possuir domínio do uso da língua, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de possuir consciência das variedades linguísticas e culturais.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4

Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
Inglês Antigo; Inglês Médio ; Inglês Moderno; Inglês na Contemporaneidade
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 3480h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 600h |
Total | 4400h |
- Professor na Educação Básica;
- tradutor;
- assessor internacional em eventos, cruzeiros, hotéis e restaurantes multinacionais;
- revisão e à produção de textos em empresas, organizações, eventos;
- crítico de cinema;
- elaborador de testes de suficiência;
- produção de materiais didáticos;
- centros de pesquisa e universidades.
- Laboratório de Letras: espaço reservado para aulas com tecnologia interativa. Há uma lousa digital, 5 computadores, mesa de estudo, puffs e datashow. Localizado na sala 208, Prédio I, Conjunto I.
- Biblioteca: localizada no 1º, 2º e 3º andares do prédio 2, conjunto I. Contém todo acervo literário de suporte aos estudantes e professores.
- Laboratórios de Informática: a IES possui 11 laboratórios que podem atender até 380 alunos ao mesmo tempo, localizados em diferentes salas e prédios da instituição. Todo ambiente universitário disponibiliza o acesso à informação em rede, com pontos que facilitam aos professores o acesso à Internet como suporte às atividades docentes e discentes.
- Espaço Coworking institucional, localizado na sala 300, prédio 8, conjunto I (Av. Rio Branco, 639).
- Auditórios, utilizados para reuniões gerais do curso, palestras e eventos:
Salão de atos – prédio 1 – conjunto I (426 lugares)
Salão azul – prédio 3 – conjunto I (120 lugares)
Salão do Júri – prédio 13 – conjunto III (130 lugares)
Salão de atos – prédio 13 – conjunto III (215 lugares)
Salão de atos – prédio 17 – conjunto III (220 lugares)
Salão acústico – prédio 14 – conjunto III (120 lugares)
Contato
E-mail: letras@ufn.edu.br
Telefone: 3220-1202
Ramal: 1282