Jogos Digitais
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Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que a Universidade Franciscana passa a ofertar o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.  

O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, aforma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais da UFN se destina a formar tecnólogos para atuar na criação, projeção, implementação,testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.

“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia inters para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.

O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda.

Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unifra, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.

Conceito do MEC: 4

Duração 6 Semestres
Turno Tarde
Situação Legal RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2017, DE 28/03/2017.
Início de Funcionamento 04/04/2017
Habilitação Tecnólogo
Coordenador Ricardo Frohlich da Silva
E-mail




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de Jogos Digitais em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução aos Jogos Digitais auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.





Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas--aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.

Professores
Eixos Temáticos
Área de Atuação
Portfólio

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alexandre de Oliveira Zamberlan NANOCIÊNCIAS Doutor
Cassio Fernandes Lemos ARTES VISUAIS: ARTE CONTEMPORÂNEA Mestre
Eduardo Ruttke Von Saltiel FILOSOFIA Doutor
Fabricio Tonetto Londero CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: COMPUTAÇÃO Mestre
Graziela Frainer Knoll LETRAS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS Doutor
Guilherme Chagas Kurtz CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Mestre
Iuri Lammel Marques COMUNICAÇÃO: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Mestre
Leticia dos Santos Fogaça ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA Mestre
Loidemar Luiz Bressan FILOSOFIA /FILOSOFIA TRANSCENDENTAL E HERMENÊUTICA Mestre
Michele Quinhones Pereira EDUCAÇÃO Mestre
Miguel Antonio Pelizan ENGENHARIA DE PRODUÇÃO / PROJETO DE PRODUTO Mestre
Ricardo Frohlich da Silva COMPUTAÇÃO Mestre
Sylvio Andre Garcia Vieira NANOCIÊNCIAS: BIOCIÊNCIAS E NANOMATERIAIS Doutor

- Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades, desde arquitetura da informação até psicologia;
- Tecnológico: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital;
- Artístico: produção artística e design gráfico, focando em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários;
- Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações;
- Humanístico: envolve questão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade.

- Empresas produtoras de jogos digitais;
- Instituições educacionais;
- Canais de comunicação via web;
- Produtoras de websites;
- Agências de publicidade;
- Produtoras de vídeos de animação;
- Veículos de comunicação;
- Institutos e centros de Pesquisa;
- Como autônomo, na produção departes ou totalidade de jogos digitais

Contato

E-mail: jogosdigitais@ufn.edu.br
Telefone: 3220-1200
Ramal: 1281