Comitê de Ética | Seres Humanos
  1. Pesquisa
  2. Comitês de Ética
  3. Comitê de Ética | Seres Humanos

O CEP/UFN segue todas as orientações do Ministério da Saúde e da Universidade Franciscana com relação à Covid-19.
Desta forma, a reunião ordinária do dia 31 de março que aconteceria em nossa sede, será realizada à distância.
Estamos preparando todo o material necessário para que a análise ética dos projetos de pesquisa aconteça de forma remota e com garantia de sigilo de todo o processo.

O trabalho continua seguindo todas as orientações de segurança para que nossa comissão permaneça com plena saúde, sem interromper nossas atividades.

Algumas informações para o encaminhamento dos documentos, referente ao protocolo de pesquisa:
- Folha de Rosto – é obrigatória a assinatura do pesquisador responsável, bem como do coordenador do curso em que o projeto está vinculado (assinatura pode ser digital).
- Autorização do local de coleta de dados deve estar assinada pelo responsável do local (assinatura pode ser digital).
- Termo de Confidencialidade assinado pelo pesquisador.
Demais documentos, segue o padrão do CEP, como projeto na íntegra, modelo de TCLE, questionário etc.

Ficamos à disposição de todos os pesquisadores através do e-mail cep@ufn.edu.br

Maiores informações, acesse o site da CONEP:

O CEP é um colegiado interdisciplinar e independente, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Projetos que devem ser encaminhados para o CEP
Pesquisa que, individual ou coletivamente, tenha como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de seus dados, informações ou materiais biológicos.

Coordenadora:

Profª Dr. Alethéia Peters Bajotto - Fisioterapeuta

Membros:
Profº Dr. Diego Carlos Zanella (vice-coordenador) - Filósofo
Profª Dr. Francielle Benini Agne Tybusch - Docente do Curso de Direito
Profª Dr. Noemi Boer - Bióloga e Pedagoga
Profª Dr. Maria Helena Gehlen - Enfermeira
Profª. Dr. Minéia Weber Blattes - Farmacêutica
Leonardo Savian Batistella - Representante dos Usuários
Maristela Casarotto - Suplente Representante dos Usuários
Téc. Adm. Esp. Lisiane Dias Alves – Pedagoga

Informações COMIC

Como envio minha pesquisa?

Veja o passo a passo para o envio de seu projeto de pesquisa para o Comitê de Ética - Pesquisa com Seres Humanos. Fique por dentro também de todos os documentos obrigatórios para validação se seu protocolo de pesquisa.

Horário da secretaria

TurnoSegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Manhã7:30 – 11:307:30 – 11:307:30 – 11:30--
Tarde13:30 – 17:30*13:30 – 17:3013:30 – 17:3013:30 – 17:3013:30 – 17:30

*Terça-feira no turno da tarde, não haverá expediente externo, em dia de reunião do Comitê.

Para o protocolo de pesquisa ser relatado na reunião ordinária, conforme calendário, é obrigatório que o mesmo seja submetido, pela Plataforma Brasil, até 10 dias antes da data da reunião.

ATENÇÃO
 na postagem correta de todos os documentos obrigatórios para o check list e assim, agilizar a avaliação ética. Ainda, o CEP esclarece a importância de padronizar as informações do TCLE, do formulário da Plataforma Brasil e do projeto completo.

Acesse a página do CEP onde constam todos os modelos de documentos obrigatórios, entre eles o TCLE. O CEP tem o prazo de até 30 dias, depois do check list para emissão do Parecer Consubstanciado ao pesquisador.

Calendário de Reuniões

Mês/2021Dias
Janeiro05, 19
 Fevereiro-
Março16, 30 (reunião cancelada)
Abril06, 13, 27
Maio11, 25
Junho08, 22
Julho06, 20
Agosto03, 17, 31
Setembro14, 28
Outubro19, 26
Novembro09, 23
Dezembro07, 21
 Total de reuniões23

As datas estabelecidas no calendário estão sujeitas a alteração.
Reuniões extraordinárias, poderão ocorrer, a juízo da Coordenadora.

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos/CEP
Rua dos Andradas, 1614