CEP recomenda capacitação em Ética em Pesquisa para a comunidade acadêmica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/08/2020

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Franciscana (UFN) recebeu recentemente a visita da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que ocorreu de forma virtual, como parte de um projeto maior e denominado de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa de todo o país. A visita virtual ocorreu no dia 14 de julho de 2020 e consistiu em uma ação de qualificação das ações do CEP/UFN. O objetivo foi reconhecer, valorizar e qualificar o trabalho realizado no comitê, fortalecendo, assim a análise e a discussão ética. Leia a notícia completa aqui.

O Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa (Q-CEPs) é uma ação de ensino e aprendizagem que visa educar e promover o reconhecimento entre os dois componentes do Sistema: os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), no intuito de melhorar o trabalho administrativo e a análise ética dos CEPs.

O Q-CEPs é elaborado pela CONEP, em conjunto com a Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, dentro do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). O projeto foi lançado em novembro de 2018 e já visitou vários CEPs de todo o país. Leia mais.

De acordo com o vice-presidente do CEP UFN, Prof. Diego Carlos Zanella, atualmente, existem mais de 800 CEPs em todo o país, fato que faz do Sistema CEP/CONEP o maior do mundo e o torna bastante capitalizado. “Tendo em vista a grande abrangência do Sistema, a sua qualificação passa a ser uma questão estratégica. Conhecer as diretrizes em relação à tramitação administrativa e análise ética dos protocolos de pesquisa é essencial para o bom funcionamento de todo o Sistema”, afirma o docente.

Com base nisso, o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana recomendar fortemente que os professores, pesquisadores, e também estudantes possam fazer esses cursos de qualificação.

“Em tempos nos quais as atividades vêm sendo realizadas de forma remota, o colegiado vislumbra nessa capacitação, uma oportunidade para que conhecimentos de ética na pesquisa sejam adquiridos de forma bastante educativa e de fácil acesso”
, explica Diego Zanella.

Todos os cursos são temáticos, gratuitos e on-line, com duração aproximada de duas horas. Ao final do curso é gerado um certificado de conclusão.

Abaixo, estão listados os cursos já disponíveis. Outros cursos estão sendo elaborados e em breve também estarão disponíveis na mesma plataforma de cursos on-line do Hospital Moinhos de Vento.

Quer saber mais sobre o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Franciscana? Clique aqui!