Prática letiva e Bioética são temas de conferências do 23º SEPE Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2019

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Imagens: Carolina Teixeira e Mark Braunstein / Fotógrafo

As duas últimas conferências do XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana abordaram a “Aprendizagem do professor na e a partir da prática letiva: contribuições para a formação inicial” e a “Bioética e os desafios da Pós-Modernidade”.

A primeira, ministrada pelo Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro, da Universidade Federal do ABC Paulista – UFABC, ocorreu na noite de quinta-feira, dia 03 de outubro, e foi conduzida pela Pró-Reitora Acadêmica da UFN, Profa. Vanilde Bisognin.

Se sentindo honrado pela possibilidade de falar à um grande e diversificado público, Alessandro destacou a importância da formação de professores, especialmente da área da licenciatura.

“É uma temática muito clara, é necessário que trabalhemos com a formação de professores do ensino superior, especialmente, pois são estes que ensinam os professores que atuarão no ensino básico no futuro. Bons professores formadores, do processo da graduação, formam bons professores”, ressaltou o conferencista.

Já nesta sexta-feira, a última conferência do SEPE contou com a presença do Prof. Dr. José Eduardo Siqueira, da PUC-PR. Ele abordou a “Bioética e os desafios da Pós-Modernidade”, sob condução do professor da Universidade Franciscana, Diego Zanella.

O palestrante deu início a sua explanação falando sobre a Bioética no passado, que era confundida e bastante correlacionada com a área Biomédica. “Com a evolução da tecnologia, o ser humano passou a utilizar a ciência de forma mais ampla, porém as pessoas diminuíram a atenção em relação às pessoas. Ou seja, a ciência abre um leque imenso de possibilidades, mas o cuidado deve ser muito maior quando se trabalha com a vida humana”, ressaltou.

Ele ainda explicou que a Bioética é o estudo transdisciplinar entre Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Filosofia, e Direito, que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e ambiental.

Ainda na tarde desta sexta-feira, ocorre um workshop com o Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro, da UFABC-SP, onde o palestrante abordará as “Tarefas de aprendizagem do profissional e a formação do professor para ensinar matemática na educação básica: explorando ideias da álgebra escolar”.

Às 17h, na Capela São Francisco de Assis, Prédio 15, Conjunto III da UFN, ocorre uma Celebração Festiva a São Francisco de Assis, padroeiro da Universidade Franciscana. A missa é aberta a comunidade acadêmica e de Santa Maria em geral.

Confira a programação completa do Sepe aqui.