Membros do CEP participam de treinamento da CONEP Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/10/2019

Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP com humanos da UFN, participaram de um treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP.

O treinamento para o sistema CEP/CONEP ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, em Porto Alegre, entre os dias 21 e 22 de outubro. Trata-se de uma iniciativa para melhorar a qualidade de análise ética, a gestão administrativa, a proteção do participante de pesquisa e a valorização dos comitês nas suas instituições. A capacitação se justifica em função de assimetrias do próprio sistema CEP/CONEP e também devido à necessidade de fortalecer o próprio sistema.

A programação da capacitação abordou diversos temas relativos às atividades dos Comitês de Ética em Pesquisa, como, por exemplo, as especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das ciências biomédicas, o papel e a participação do representante dos usuários, as especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das ciências humanas e sociais, as especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS, pesquisas envolvendo participante menor de idade ou legalmente incapaz, entre outros.

Participaram da atividade os professores integrantes do CEP UFN, Profa. Alethéia Bajoto, coordenadora do CEP, os docentes Minéia Weber Blattes e Diego Zanella e, ainda, o representante dos usuários do Comitê, Leonardo Favian Batistella.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação