Tudo que você precisa saber sobre Graduação Tecnológica
  1. Blog
  2. Tudo que você precisa saber sobre Graduação Tecnológica

Muitas são as variáveis consideradas antes de ingressar em curso de nível superior. Mas além dos graus de Bacharelado e Licenciatura, que têm duração de pelo menos 4 anos, o curso de graduação tecnológica tem sido uma opção para muitos estudantes que buscam ensino superior com menor duração. Entenda tudo que você precisa saber sobre cursos superiores de tecnologia, a seguir.

Algumas pessoas tendem a confundir a graduação tecnológica com o curso técnico, mas estas modalidades não são equivalentes! A graduação tecnológica é uma modalidade de curso de ensino superior, enquanto o curso técnico é uma formação de nível médio. Ou seja, optar por graduações tecnológicas permite que você concorra a cursos de pós-graduação e que preste concursos públicos que exigem nível superior, por exemplo.

Com duração média de 2 ou 3 anos, esta modalidade de graduação é ideal para quem procura qualificação profissional de nível superior com uma entrada rápida no mercado de trabalho. Outra característica dos tecnólogos, como são chamados, é ministrar conteúdo de um nicho bem específico.

Para que venham atender a demandas específicas do mercado de trabalho e da sociedade, o Ministério da Educação (MEC), determina áreas para as quais os cursos desta modalidade de graduação estarão direcionados. São elas: controle e processos industriais; gestão e negócios, apoio escolar; ambiente e saúde; hospitalidade e lazer; segurança; produção industrial; militar; informação e comunicação; produção alimentícia; recursos naturais; produção cultural e design.

Cursar uma Graduação Tecnológica é a opção perfeita para você investir na sua carreira, ainda mais se você tem um perfil profissional mais prático. Isso porque os cursos de bacharelado têm maior foco em questões conceituais e, muitas vezes, também acadêmicas. Já os cursos de tecnologia têm maior ênfase em questões práticas e objetivas, visando profissões e atuações específicas.

Onde cursar Graduação Tecnológica?

Muitas Universidades já oferecem uma gama enorme de cursos de nível superior e grau tecnológico. Se você já está inserido no mercado de trabalho, ou se já tem um alvo específico para o futuro da sua carreira, certamente achará um tecnólogo que venha atender às suas necessidades e metas profissionais.

Mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis e referência em ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Franciscana (UFN) reúne o melhor da educação superior, à uma infraestrutura de excelência. Quer saber onde cursar Tecnólogo? Conheça os cursos de Graduação desta modalidade na UFN.

Cursos de Graduação Tecnológica da UFN

Concluir um curso de Nível Superior pode estar muito mais próximo do que você imagina. Conheça o programa de Graduação da UFN e invista no melhor para sua carreira!