Institucional

Universidade Franciscana


A Universidade Franciscana , mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, é uma Instituição de Educação Superior, de direito privado e de natureza confessional e comunitária. Teve início com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) em 1955.

Sua criação transformou a sociedade santa-mariense, uma vez que jovens passaram a frequentar cursos universitários, aprimorando a qualificação profissional regional. Em 1995, as Faculdades Franciscanas geraram o Centro Universitário, credenciado em 1998. Em março de 2018, a instituição se tornou oficialmente Universidade Franciscana.


A UFN construiu sua identidade universitária mediante um processo de organização, conhecimento científico, parcerias e formação acadêmica que possibilitou sua transformação em Universidade, trajetória que contém novos desafios.

A proposta de educação superior, que vincula ensino, pesquisa e extensão tem o compromisso de transmitir, produzir e divulgar o conhecimento em vista da integração com a sociedade. Ao compartilhar o conhecimento com a sociedade, realimenta a pesquisa, a extensão e a prática acadêmica, além de proporcionar, por meio do conhecimento, melhor qualidade de vida à população.

MISSÃO

Alicerçado nos princípios franciscanos, tem por missão promover a formação humana e profissional comprometida com a produção e a socialização do saber para o desenvolvimento da sociedade.



Pró-Reitorias

A Reitoria, órgão Executivo de Administração Superior, é constituída pelo Reitor, Vice-Reitor e pelos Pró-reitores Acadêmico, de Administração e Finanças e de Pós-Graduação e Pesquisa. Compete à Reitoria a administração superior e a supervisão geral das atividades da Universidade Franciscana.

Administração

A Pró-reitoria de Administração e Finanças coordena as políticas institucionais de gestão e envolve a organização, a gestão e o acompanhamento dos processos administrativos.

Leia mais

 Acadêmica

A Pró-Reitoria Acadêmica - Proac - vinculada à Reitoria da Universidade Franciscana, que tem por finalidade coordenar, supervisionar e dirigir a execução das atividades de graduação e pós-graduação stricto sensu.

Leia mais

Pós-graduação e Pesquisa

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa tem por finalidade coordenar as atividades de pesquisa, inovação, extensão, cultura e relações comunitárias.

Leia mais

                        

                 
                     

Tour Virtual

Por meio do Tour Virtual 360, convidamos você a conhecer os ambientes da Universidade Franciscana, como a biblioteca, as áreas de convivência, os espaços de compartilhamento, os ambientes de integração de projetos, além de toda infraestrutura de salas de aula e laboratórios dos cursos da instituição.

Acesse o Tour Virtual e faça um passeio pela UFN.

Tour Virtual UFN

                     

UFN em dados

Com mais de 65 anos de atuação no ensino superior, a Instituição tem um olhar contemporâneo às necessidades do jovem, à sua linguagem e à maneira de se conectar com o mundo. Entre as oportunidades oferecidas pela Universidade Franciscana, apresentamos alguns números de cursos, projetos, atendimentos, que demonstram o engajamento da Instituição com a comunidade.

História


Universidade Franciscana tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) que, aprovada pelo Decreto Presidencial nº 37.103/55 foi instalada oficialmente aos 27 de abril de 1955. Em 16 de maio do mesmo ano, pela Portaria 144/55 do Ministério da Educação, foi autorizado a criação da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM). Enquanto a FIC tinha por finalidade a formação de professores, mediante cursos de licenciatura, a FACEM formava profissionais enfermeiros. Ambas pertencentes à mesma mantenedora: Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte – SCALIFRA-ZN entidade beneficente e filantrópica, mantenedora de instituições de educação básica e superior.

Pela Portaria 1042 de 14 de novembro de 1995 as duas instituições se integraram e passaram a denominar-se Faculdades Franciscanas. A seguir, planejou-se o crescimento institucional e, aos 30/9/1998 por Decreto Presidencial a instituição passou a denominar-se Centro Universitário Franciscano (Unifra). Caracterizada por ser uma instituição universitária que se identifica pela qualidade dos cursos que oferece tem forte vínculo com o contexto local, atraindo estudantes de diversas regiões do país. Possui um quadro de profissionais preparado com o conhecimento e a prática para gestão e a docência universitária.

Desenvolve o ensino vinculado à pesquisa e à extensão, aplicando metodologias de ensino que resultam do seu projeto educativo no compromisso com a formação de profissionais aptos a se inserirem no mercado de trabalho, conscientes de que aprender é um processo para toda a vida.

Em 2018, pela Portaria MEC nº 259, de 22 de março de 2018, o Centro Universitário Franciscano alterou a sua modalidade acadêmica para Universidade, denominando-se Universidade Franciscana - UFN.

Linha do tempo