UFN abre inscrições para mais uma edição do Cientista Aprendiz Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/06/2023

A Universidade Franciscana (UFN) com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono (INCT Nanocarbono) abriram as inscrições para o projeto Cientista Aprendiz ‘Vivenciando Ciência e Tecnologia’. Na edição deste ano há uma novidade: as atividades poderão ser realizadas nas escolas participantes, por meio do modelo pocket do projeto onde grupos de acadêmicos vão até as instituições desenvolver as práticas junto aos estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do e-mail mostra@ufn.edu.br ou pelo WhatsApp (55) 9677-0440.

A ação tem como objetivo integrar o Ensino Básico com o Ensino Superior por meio da alfabetização científica e tecnológica. Onde há uma inserção dos estudantes da graduação e do ensino básico em ações de divulgação e vivência de ciência, tecnologia e inovação com ênfase nas áreas de Radiologia, Física Médica, Engenharias, Saúde e Computação.

As atividades serão organizadas por estudantes e coordenadas por pesquisadores de múltiplas graduações das áreas tecnológicas e da saúde incluindo: Física Médica, Radiologia, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Farmácia, Biomedicina, Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação. Estes momentos experimentais, demonstrativas e interativas serão realizadas, geralmente, nos laboratórios didáticos desses cursos. Ao total, estão sendo propostas oito atividades que envolverão todas esas áreas de saberes.

Na Área da Saúde estão o projeto do curso de Farmácia que trata da manipulação de pós efervescentes, sais de banho e aromatizadores de ambiente. Também haverá uma conversa sobre emprego de óleos essenciais; Observação de placas e tubos contendo bactérias ou fungos, observação microscópica de lâminas de parasitologia e hematologia; Manipulação e processamento de alimentos e orientação sobre uso de plantas medicinais e preparo e cuidados com uso de chás. O curso de Biomedicina irá observar juntamente com os estudantes as lâminas de células, células sanguíneas e microrganismos; Montagem da molécula de DNA; Prática investigativa na Biomedicina. Já nas Áreas de Física Médica e Radiologia serão realizados moldes para tratamento radioterápico; Contaminação por radiação.

Já na Área das Engenharias o curso de Engenharia Civil será estudado os sistemas de aquecimento solar e as construções de estruturas. A Engenharia Biomédica irá desenvolver prática sobre engenharia de reabilitação e tecnologia assistiva 3D; além da coloração de superfície de titânio por anodizaçao. Os acadêmicos de Engenharia Química demonstrarão a remoção de corantes e Materiais Magnéticos.

Na Área das Computações três cursos irão participar, sendo um deles os Jogos Digitais, por meio da criação de uma animação simples utilizando o Scratch e o desenvolvimento Web básico. Os outros dois cursos são a Ciência da Computação e o Sistema de Informações, que irão falar sobre o desenvolvimento Web básico e conceitos da computação por meio da programação em blocos para dispositivo móvel.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo