Cientista Aprendiz
  1. Extensão
  2. Projetos de Extensão
  3. Cientista Aprendiz

 

O projeto tem por objetivo integrar o ensino básico com o ensino superior por meio da alfabetização científica e tecnológica, inserindo os estudantes da graduação e do ensino básico em ações de divulgação e vivência de ciência, tecnologia e inovação com ênfase nos cursos de Radiologia, Física Médica, Engenharias, Saúde e Computação.

 

As atividades serão organizadas por estudantes e coordenadas por pesquisadores de múltiplos cursos das áreas tecnológicas e da saúde incluindo: Física Médica, Radiologia, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Farmácia, Biomedicina, Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação. As atividades experimentais, demonstrativas e interativas, serão realizadas, geralmente, nos laboratórios didáticos desses cursos.


Em 2023, a UFN apresenta o modelo pocket do projeto Cientista Aprendiz, onde os grupos de cursos vão até as escolas desenvolver as práticas junto aos alunos. A escola pode optar por receber o projeto completo ou desmembrado nas seguintes áreas:

 


As propostas dos cursos em 2023 englobam:

Criação de uma animação simples utilizando o Scratch; Desenvolvimento Web básico.

Moldes para tratamento radioterápico; Contaminação por radiação.

Sistemas de aquecimento solar; construção de estruturas.

 

Desenvolvimento Web básico; Conceitos da computação por meio da programação em blocos para dispositivo móvel

Observação de lâminas de células, células sanguíneas e microrganismos; Montagem da molécula de DNA; Prática investigativa na Biomedicina.

Prática sobre engenharia de reabilitação e tecnologia assistiva 3D; Coloração de superfície de titânio por anodizaçao.

 

Remoção de corantes; Materiais Magnéticos.

Manipulação de pós efervescentes, sais de banho e aromatizadores de ambiente. Conversa sobre emprego de óleos essenciais; Observação de placas/tubos contendo bactérias/fungos, observação microscópica de lâminas de parasitologia e hematologia; Manipulação e processamento de alimentos e orientação sobre uso de plantas medicinais e preparo/cuidados com uso de chás.

  



Para receber o projeto Cientista Aprendiz na sua escola, entre em contato pelo e-mail mostra@ufn.edu.br ou pelo whatsapp: 55 9677 0440