Mostra da UFN compartilhou conhecimentos tecnológicos e de empreendedorismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2021

Os acadêmicos dos cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade Franciscana (UFN) experienciaram a oportunidade de estreitar relações com empresas investidoras e de aumentar seu conhecimento tecnológico por meio da inovação através da VII Mostra de Tecnologia da UFN. O evento, que teve a organização do Ambiente de Inovação (ITEC) e do Mestrado Profissional Materno Infantil, também contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Uma série de atividades presenciais e on-line foram realizadas nos dias 17, 25 e 30 de novembro, com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Química, Farmácia, Jogos Digitais, Nutrição, Engenharia Biomédica, Sistemas de Informação, Biomedicina, Enfermagem, Administração, Ciência da Computação e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.

A programação iniciou no dia 17 de novembro, com a oficina virtual de ‘BMG Canvas’, ministrada por Diego Gabbi, Gestor de Inovação do INOVA-RS e com a mediação de Henrique Jann, Gestor do Ambiente de Inovação da ITEC-UFN. “Nosso objetivo, este ano, foi de realizar uma Mostra um pouco diferente das últimas. Acreditamos que esta modificação foi importante para vivenciarmos a rotina do off-line. Por isso foram propostos três dias de conhecimento compartilhado, trazendo um pouco das ferramentas utilizadas no dia a dia da Incubadora”, destaca Henrique.

No segundo dia do evento (25 de novembro), um painel foi realizado de maneira remota com o tema ‘Saúde, Inovação e Mercado’ por Eduardo Marckmann e um Pitch (apresentação com propósito de vender a ideia para investidores, clientes, parceiros ou sócios) por Robertson Ebling e Gustavo Metran. A atividade foi mediada pelo Consultor Externo de Gestão e Marketing do SEBRAE/RS, George de Salles Canfield.

O encerramento das atividades foi na última terça-feira (30), com a Exposição de Modelos de Negócio de alunos da UFN e Incubados do Ambiente de Inovação de forma presencial no Conjunto III, em que 28 desenvolvidos projetos foram submetidos e apresentados para a comunidade acadêmica e para uma banca multidisciplinar formada pelo Pró-reitor de Graduação e Pesquisa (PROPESQ), Marcos Alexandre; pelo professor e Economista, Mateus Frozza, pela Gestora de Inovação do SEBRAE-SM, Sarah Bonfanti e pelo o Empresário Matheus Camargo. Durante a exposição dos trabalhos, também estiveram presentes quatro empresas incubadas na ITEC-UFN.

“Sou bolsista de Inovação Tecnológica e vejo este tipo de atividade como essencial para os alunos, principalmente porque a gente pode estar presencialmente desenvolvendo pesquisas. Pois precisamos de, quanto mais gente especializada, melhor. Pois, se não fossem os pesquisadores não teríamos, por exemplo, a vacina contra a Covid-19 hoje. Por isso, é de extrema importância estar aqui para termos bagagem quando entrarmos no mercado de trabalho, como para apresentar nossos estudos aos professores e outros alunos. Já que a Universidade é um lugar que não estamos apenas para pegar um diploma, mas sim para encontrar novas soluções e colaborar com tudo o que aprendemos”, comenta Alícia Mattioni, acadêmica do 10º semestre de Engenharia Biomédica.

Confira os premiados na VII Mostra de Tecnologia da UFN

1º LUGAR - Franciane Batista Nunes (curso de Farmácia) – ‘Desenvolvimento de um nano filtro para a remoção de metotrexato em nano compósitos magnéticos e avaliação da cito toxicidade do complexo ad’

2º LUGAR - Rafaela Bianchin Mozzaquatro (curso de Biomedicina) – ‘Desenvolvimento e validação de um RT-qPCR multiplex para a detecção do SARS-CoV-2’

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN