Programas de Extensão da UFN
  1. Blog
  2. Programas de Extensão da UFN

Já conhece os Programas de Extensão da UFN?

Você sabe o que é Extensão Universitária? Projetos de Extensão são atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica a fim de prestar um serviço para a sociedade. Na Universidade Franciscana (UFN) os alunos de graduação podem passar por essa experiência atendendo às demandas locais enquanto aplicam as habilidades trabalhadas dentro de sala de aula.

Essa interação com as localidades que se dá pelos Projetos de Extensão permite que os alunos tenham experiências ainda mais específicas durante a graduação e estimulem sua autonomia enquanto futuros profissionais. Tudo isso colocando em prática o aprendizado da sala de aula, enriquecendo o currículo e trazendo conhecimento sobre a área que atuarão no futuro.

Por meio das ações de Extensão, a instituição de ensino oferece serviços à população. Fazendo com que o conhecimento científico alcance as pessoas da sociedade em forma de benefícios e soluções aos problemas locais.

Programas de Extensão Universitária:

Focada em ensino, pesquisa e extensão, a UFN possui diferentes oportunidades para os alunos de graduação. Seja qual for a sua área e desejo de atuação no mercado, certamente existe um projeto que vai ao encontro da maioria dos seus interesses. Conheça os programas de Extensão Universitária da UFN:

Atenção Integral e Promoção à Saúde
Esse Programa de Extensão tem como principal objetivo promover a saúde pública. Com ações educativas, visando contenção e prevenção de doenças, esse projeto abrange alunos de diversas áreas, atuando diretamente em contato com as comunidades locais.

Educação Cultura e Comunicação
Nessa Extensão Universitária, práticas educativas, artísticas e culturais são promovidas em ambientes formais e não formais a fim de estimular noções de cidadania. Entre outras ações, esse projeto também é utilizado como uma forma de inserir atores do ensino básico no ambiente universitário.

Cidadania, Identidade e Direitos
Com este Grupo de Extensão, estudantes e professores, atuam promovendo ações de cunho social, econômico e político com o objetivo de apresentar pressupostos éticos e legais, fundamentais para uma vida digna. Esse projeto preza pela promoção dos Direitos Humanos, independentes da diversidade (étnico-racial, de religiosidade, econômica, de gênero, acessibilidade).

Desenvolvimento Regional Sustentável
Nessa Extensão os alunos têm a oportunidade de atuar em iniciativas educativas e empreendedoras, visando desenvolver a solidariedade e a sustentabilidade por meio de ações capazes de promover desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida de comunidades locais.

Sociedade e Meio Ambiente
No Programa de Extensão “Sociedade e Meio Ambiente” o principal objetivo do grupo é explorar a relação do homem com o meio ambiente, encontrando soluções que possam melhorar a qualidade de vida da população. Alunos e professores investem em criar modelo criativos para promover a preservação da natureza e a utilização dos recursos naturais de maneira consciente e sustentável.

Quais as vantagens dos Programas de Extensão? Uma das maiores vantagens de participar de Programas de Extensão é poder colocar em prática muito do que é ensinado na sala de aula. Outra vantagem é poder, dessa forma, descobrir na prática como lidar com os principais desafios do ofício e ainda mais do seu potencial de liderança. Tudo isso se aproximando do mercado de trabalho, antes mesmo de ter entrado nele.

Além do desenvolvimento profissional, cada Projeto de Extensão é capaz de contribuir, de alguma forma, para o seu crescimento pessoal. Gratificante e Inspirador, a experiência com extensão também é uma forma importantíssima da comunidade acadêmica contribuir diretamente com muitas necessidades sociais.