Programas de Extensão da UFN
  1. Blog
  2. Programas de Extensão da UFN

Já conhece os Programas de Extensão da UFN?

Você sabe o que é Extensão Universitária? Projetos de Extensão são atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica a fim de prestar um serviço para a sociedade. Na Universidade Franciscana (UFN) os alunos de graduação podem passar por essa experiência atendendo às demandas locais enquanto aplicam as habilidades trabalhadas dentro de sala de aula.

Essa interação com as localidades que se dá pelos Projetos de Extensão permite que os alunos tenham experiências ainda mais específicas durante a graduação e estimulem sua autonomia enquanto futuros profissionais. Tudo isso colocando em prática o aprendizado da sala de aula, enriquecendo o currículo e trazendo conhecimento sobre a área que atuarão no futuro.

Por meio das ações de Extensão, a instituição de ensino oferece serviços à população. Fazendo com que o conhecimento científico alcance as pessoas da sociedade em forma de benefícios e soluções aos problemas locais.

Programas de Extensão Universitária:

Focada em ensino, pesquisa e extensão, a UFN possui diferentes oportunidades para os alunos de graduação. Seja qual for a sua área e desejo de atuação no mercado, certamente existe um projeto que vai ao encontro da maioria dos seus interesses. Conheça os programas de Extensão Universitária da UFN:

Atenção Integral e Promoção à Saúde
Projetos que integram o desenvolvimento de novas práticas, serviços e tecnologias em saúde relacionadas à atenção integral, ações educativas de valorização da estratégia de saúde no apoio à promoção e à prevenção à saúde da comunidade, visando a uma melhor qualidade de vida, bem como a pesquisa translacional em saúde.

Educação Cultura e Comunicação
Projetos que desenvolvem práticas educativas, expressões artísticas e culturais e de comunicação que contribuem para a qualificação da formação inicial e continuada, em ambientes formais e não formais de ensino, bem como a inserção de estudantes e professores do ensino básico no ambiente universitário por meio de ações didático-científicas e socioculturais. Contempla estudos relativos a teorias e processos educacionais, ao desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao ensino e a problemas da aprendizagem. Abrange também a utilização de metodologias criativas para promover o pensamento crítico, a complexidade e a interdisciplinaridade na produção do conhecimento e na divulgação científica.

Direitos, Políticas Públicas e Diversidade
Projetos que desenvolvem ações de caráter social, econômico e político e amparam estudos de propostas de políticas públicas, direitos e deveres conferidos a indivíduos, independentemente da diversidade (étnico-racial, econômica, de gênero, acessibilidade) e garantidos por pressupostos éticos e legais necessários para uma vida digna de inclusão social e cidadã.

Tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável
Abrange proposta de investigação e/ou desenvolvimento de tecnologias e soluções computacionais integradas, inovação de produtos, automação, processos, gestão e marketing e aperfeiçoamento de metodologias de ensino e aprendizagem e educação a distância, com ênfase em gerenciamento e publicidade. Contempla ainda projetos com vista ao planejamento e à execução de iniciativas educativas e/ou empreendedoras de natureza econômica ou solidária, sustentáveis, que promovam o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população na região central do estado do Rio Grande do Sul.

Patrimônio cultural e economia criativa
Envolve projetos que contemplam as artes em diferentes manifestações (cênica, gráfica, arquitetônica), o patrimônio cultural material e imaterial e criação, a produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. Ampara ações que enfocam a identidade cultural: etnias, povos, religiosidade, simbolismos, literatura, linguagem, arquitetura e cultura popular.

Sociedade e ambiente
Projetos que abordam ações com relação ao homem-ambiente. Propostas de modelos criativos que incorporam aspectos ambientais, considerando a preservação e o uso racional de recursos naturais, promovendo o desenvolvimento urbano e/ou rural sustentável.

Quais as vantagens dos Programas de Extensão?
Uma das maiores vantagens de participar de Programas de Extensão é poder colocar em prática muito do que é ensinado na sala de aula. Outra vantagem é poder, dessa forma, descobrir na prática como lidar com os principais desafios do ofício e ainda mais do seu potencial de liderança. Tudo isso se aproximando do mercado de trabalho, antes mesmo de ter entrado nele.

Além do desenvolvimento profissional, cada Projeto de Extensão é capaz de contribuir, de alguma forma, para o seu crescimento pessoal. Gratificante e Inspirador, a experiência com extensão também é uma forma importantíssima da comunidade acadêmica contribuir diretamente com muitas necessidades sociais.