Mercado de Trabalho ou Carreira Acadêmica?
  1. Blog
  2. Mercado de Trabalho ou Carreira Acadêmica?

Para quem faz ou já concluiu algum curso de Graduação, seja qual for a área do conhecimento, provavelmente já parou para pensar sobre o futuro na profissão e se perguntou qual caminho seguir. Afinal, para o meu perfil profissional, qual ideal: mercado de trabalho ou carreira acadêmica?

Com tantas possibilidades, pode ser difícil decidir qual carreira seguir. Quem já teve alguma experiência com pesquisa científica e docência, sabe como a carreira acadêmica pode ser uma experiência enriquecedora para qualquer indivíduo, pessoal e profissionalmente. E se você já teve algum tipo de experiência no mercado de trabalho, provavelmente já percebeu que a carreira envolve desafios diários e aprendizado constante: uma receita igualmente fascinante.

Após a conclusão de um curso de graduação, para ingressar no mercado de trabalho você precisa de qualificação profissional, como cursos livres e pós-graduação lato sensu, mas sobretudo, experiência com diferentes atividades na sua área de atuação. Já para a carreira acadêmica é necessário dedicar-se a pesquisa científica, bem como às modalidades de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), publicação de artigos científicos, ensino, dentre outros.

Algumas carreiras, naturalmente, possuem relação maior com o meio acadêmico e a produção científica. Outras áreas do conhecimento, na maioria das vezes, colocarão os profissionais durante o período de formação com maior proximidade ao mercado de trabalho.

Uma das formas de você pensar sobre qual pode ser o melhor caminho, para você investir no seu futuro com segurança, é observando as oportunidades que a sua formação possibilita em ambos os cenários, bem como quais são as suas características enquanto estudante e profissional. Apesar de serem áreas que podem ser complementares em sua carreira, é importante entender as principais diferenças entre o mercado de trabalho e a carreira acadêmica. 

Atuando como Profissional no Mercado de Trabalho

Durante a graduação, muitas vezes, a única experiência de um estudante com o mercado de trabalho é por meio de vínculos de estágio. Mas estes trabalhos, com duração máxima de dois anos, e, em sua maioria, envolvendo atividades de baixo nível de complexidade, podem não demonstrar em uma totalidade como é estar integralmente como atuante.

É possível mencionar como uma das principais vantagens o conhecimento prático sobre as atividades que envolvem o seu ramo de atuação. Tendo acesso imediato aos principais desafios da função, você precisa estar sempre preparado para lidar com novos desafios e precisará desenvolver pensamento estratégico, bem como ter em mente como funciona, na prática, as dinâmicas do seu setor.

Dependendo do seu perfil enquanto profissional, você pode enfrentar mais facilidade ou dificuldade no dia a dia com a sua profissão. Se você está inclinado para resolução de problemas, tem facilidade com aprendizado prático, não há dúvidas que você pode se dar bem nessa área.

Tenha em mente, também, que para alguns cargos será importante ter boa apresentação pessoal, saber trabalhar em equipe, estar atualizado com as novidades do mercado e saber ser produtivo a curto prazo.

Os principais desafios que profissionais encontram ao entrar no mercado de trabalho é conseguir se planejar em longo prazo, mesmo com o imediatismo e altas demandas diárias. Você também pode encontrar barreiras com o alto nível de competitividade, propensão à mudanças e exigência constante.

Atuando profissionalmente na Carreira Acadêmica

Para quem possui um perfil analítico e teórico, já tem muitos atributos que podem contribuir para o sucesso na carreira acadêmica. Atuar neste meio exige um perfil organizado, extremamente crítico e que goste de lidar com processos, bem como tenha facilidade de expressão.

Durante a graduação, as principais experiências que os estudantes podem ter no meio acadêmico é através dos projetos de iniciação científica, participação de seminários e a produção de monografias e artigos acadêmicos.

Profissionais que se dedicam integralmente a esta carreira estão sempre com novos conhecimentos sobre suas áreas de atuação, têm a oportunidade de trabalhar com inovação pesquisando sobre novas práticas e processos, além de estarem inseridos nas universidades e núcleos de pesquisa.

Uma das principais vantagens para quem atua integralmente no meio acadêmico é poder estar sempre em contato com o que há de mais novo em técnicas, estudos e tecnologias. Na maior parte do tempo, permite grande flexibilidade de horário e liberdade, permitindo que o profissional atue com as mais distintas oportunidades dentro de seu campo do conhecimento.

Ao mesmo tempo, estar imerso no mercado acadêmico exige disciplina e muito foco, afinal, muitas vezes, é um trabalho que se desenvolve sozinho. Dependendo da área de interesse, também pode ser difícil encontrar oportunidades no Brasil. Em compensação, há infinitas oportunidades para quem deseja investir em internacionalização da carreira acadêmica.

Qual carreira seguir?

Há inúmeras vantagens para quem deseja investir em ambas as carreiras. Por isso, a melhor forma de decidir é tendo como base as suas experiências. Durante a graduação invista em todas as possibilidades, converse com profissionais e docentes sobre como escolheram seu ramo de atuação. Assim você poderá também ter a visão de quem já passou por esse processo de escolha.

Você também pode investir em ambas! Há muitos profissionais que em um primeiro momento investem em experiência no mercado de trabalho e, com o tempo, descobrindo os temas que mais lhe interessam, investem em pesquisa acadêmica e docência envolvendo tais gostos.

Estudar em uma universidade que lhe proporcione o melhor em ensino, pesquisa e extensão também onde ser crucial na hora desta escolha. Afinal, você poderá entrar contato com o melhor de ambas as opções ter mais ferramenta para apoiar as escolhas do seu futuro profissional.