Os 3 tipos de faculdade que existem
  1. Blog
  2. Os 3 tipos de faculdade que existem

Conheça os 3 tipos de faculdade que existem.

Basta um olhar para o Ensino Superior para que notemos a multiplicidade de opções que nos é ofertada. Por vezes, temos uma ideia fixa do curso que nos interessa. Por outras, não temos a mínima ideia da escolha que nos aguarda à frente.

Fato é que ingressar em um curso de graduação requer uma série de tomadas de decisões e, por conveniência, é necessário que tenhamos acesso a informações úteis, capazes de nos auxiliar em nosso processo de discernimento de “qual é a melhor faculdade para mim?”.

Em termos gerais, as instituições de ensino superior (IES) ofertam três modalidades de curso de graduação: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Todas estas concedem ao estudante um diploma de graduado ao final da jornada acadêmica, documento que permitirá ao estudante o ingresso em cursos de pós-graduação.

Bacharelado // de 4 a 6 anos
A formação em bacharelado concede ao estudante o título de bacharel, ou seja, uma pessoa que está capacitada a atuar no mercado de trabalho da sua área de atuação.

Como exemplo, o estudante que se forma em Publicidade e Propaganda poderá atuar enquanto publicitário em agências de publicidade, produtoras de audiovisual, indústria criativa, empresas privadas e públicas, exercendo o cargo de redator, diretor de arte, atendimento, planejamento ou profissional de mídia.

Vale lembrar que, no momento da contratação em sua área de atuação, será solicitado o diploma para comprovar a formação enquanto bacharel na área específica. Por fim, o bacharel exerce ativamente a profissão que escolheu, mas não pode dar aula.

Licenciatura // 4 anos
O estudante que opta pela formação em licenciatura será concedido o título de licenciado ao fim de sua graduação. Este profissional tem a capacidade de ensinar a profissão em sala de aula, diferencial que o bacharel não ostenta.

Exemplo: ao concluir o curso de licenciatura em Filosofia, o graduado está capacitado a lecionar a disciplina em escolas da rede pública e privada, nos ensinos básico, fundamental ou médio. Contudo, se o objetivo do estudante é dar aula em universidades, é necessário que conclua um curso de pós-graduação!

No caso da licenciatura, o estudante passa a cursar disciplinas relacionadas à pedagogia, didática e psicologia para que se torne apto a ministrar aulas. Em resumo, se você deseja seguir a carreira de professor, comece uma graduação na modalidade licenciatura.

Tecnólogo // de 2 a 3 anos
O estudante que conclui a graduação tecnológica, torna-se um tecnólogo. Semelhante ao bacharelado, o tecnólogo tem sua formação voltada ao mercado de trabalho. Contudo, a duração do curso é reduzida para 2 a 3 anos.

Os cursos de cunho tecnológico têm como objetivo atender as necessidades mais imediatas do mercado de trabalho nacional. Por exemplo, com o crescimento do mercado de games no Brasil, a UFN passou a ofertar o curso de Tecnologia em Jogos Digitais, que capacita o estudante na concepção, produção e gestão de jogos digitais. Este profissional pode atuar, por fim, na programação de jogos digitais, na criação artística do produto e ainda na divulgação de jogos que sejam úteis para a sociedade e tenham cunho educativo.

Com essa leitura em mãos, esperamos que se sinta mais apto para tomar a decisão mais consciente e benéfica para seus objetivos. Seja no mercado de trabalho ou na sala de aula, o importante é que a sua escolha traga realização pessoal e segurança financeira.

Compartilhe com os amigos este texto e ajude outras pessoas a também tomarem a melhor decisão para seu futuro acadêmico.