Especialização
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização

   

Os cursos de especialização a distância representam a busca constante por educação continuada, de forma flexível e dinâmica, na medida em que o estudante pode aprender em qualquer tempo ou lugar, por meio do acesso aos materiais didáticos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Na UFN Virtual, os cursos de especialização a distância são organizados em módulos temáticos e inter-relacionados, o que leva ao planejamento integrado das unidades de aprendizagem previstas no curso, a partir do estudo de temas, organização de projetos e resolução de problemas, gerados a partir dos assuntos abordados. O material didático é elaborado pelos docentes da Universidade Franciscana, sobre recomendações pedagógicas que priorizam a otimização de tempo e relevância de conhecimentos necessários aos alunos.

A Universidade Franciscana possui tradição no ensino de pós-graduação lato sensu presencial desde 1976. Com o credenciamento para a oferta de cursos superiores a distância, a UFN também emprega na Educação a Distância a qualidade de seu corpo docente e a excelente infraestrutura física e tecnológica da sede e polos.

Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.


Cursos

Ensino de Biotecnologia
Ensino de Estatística
Ensino de Humanidades
Ensino de Nanociências e Nanotecnologia