Ensino de Estatística EAD
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização
  4. Ensino de Estatística EAD

Público-alvo:
Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Estatística.

Objetivo:
Desenvolver e ampliar as capacidades estatísticas, tanto técnicas quanto didáticas, de professores e/ou profissionais, visando o aumento e qualificação de sua utilização no meio educacional, desde a educação básica até a pós-graduação.

Duração do curso:                            Inscrições:
1 ano                                                    Até 20 de julho 2020

Carga Horária:                                  Divulgação do Resultado:
360 horas                                            23 de julho de 2020

Valor do curso:                                 Início das aulas:
12 parcelas de R$ 182,80                03 de agosto de 2020

   


Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

   


Matriz curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre

Introdução ao ensino de estatísticaCarga Horária: 5h

O Ensino de Estatística: uma demanda social. Metodologias de Ensino de Estatística e suas Tecnologias. Produtos Educacionais Estatísticos.

Estatística descritiva e visualização dos dadosCarga Horária: 40h

Introdução à análise descritiva. Medidas de Posição. Medidas de Dispersão. Visualização de dados.

Metodologias de ensino para novas geraçõesCarga Horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

3º bimestre

Princípios e teses estatísticosCarga Horária: 40h

Conceitos básicos de Estatística, Testes estatísticos, Decisão do teste estatístico a utilizar.

Tecnologias educacionaisCarga Horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

2º bimestre

Probabilidade (DE): recursos didáticosCarga Horária: 40h

Introdução ao estudo das probabilidades, variáveis aleatórias discretas, distribuições de probabilidades discretas e distribuição normal. Ferramentas de simulação.

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga Horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Análise quantitativa do rendimento estudantilCarga Horária: 40h

Análise exploratória dos dados, Teoria clássica dos testes, Testes de hipóteses.

Produto EducacionalCarga Horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

Matriz curricular - Disciplinas optativas

Interpretação de Dados e EstatísticaCarga Horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

BioestatísticaCarga Horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

Nanobiotecnologia e sustentabilidadeCarga Horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia: desafios contemporâneos Carga Horária: 30h

Nanobiotecnologia: conceitos e aplicações. Nanobiotecnologia e Bioética. Nanobiotecnologia translacional. Construindo saberes em nanobiotecnologia: técnicas e tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem.

Nanonobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologiaCarga Horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

Nanonobiotecnologia: ensino, inovação e empreendedorismoCarga Horária: 30h

Nanobiotecnologia, educação e as ondas de inovação. Inovação e Nanobiotecnologia. Desenvolvimento de ideias e Ciclo de vida do produto/serviço. Ensino de técnicas para desenvolvimento de ideias. Ferramentas de apoio ao ensino de empreendedorismo.

BNCC e seus desafiosCarga Horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC

Profissão docente: dilemas atuaisCarga Horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Fale conosco

UFN Digital
Conj. III, prédio 16, 7º andar
Rua Silva Jardim, 1.175, Santa Maria/RS
CEP: 97010-491
Telefone: (55) 3025-9131
Secretaria: secead@ufn.edu.br