Ensino de Estatística EAD
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização
  4. Ensino de Estatística EAD

As transformações sociais proporcionadas pelo uso massivo da tecnologia que se tem experimentado nas últimas décadas têm gerado um volume de dados nunca antes observado. Todo o usuário de qualquer tipo de mídia digital gera dados que, se bem explorados, transformam-se em informação útil nas mais diversas áreas do conhecimento: desde a saúde até as áreas comerciais, passando pela educação e comportamento, entre outras.

Dado que a escola sente os efeitos sociais e tem a capacidade de intervir neles, é primordial que a análise de dados se faça presente de maneira formal no contexto escolar. Neste sentido, a preparação do professor para o uso didático de dados quantitativos com seus alunos precisa fazer parte da formação continuada. Um programa que atenda a esta necessidade premente busca gerar uma interação harmônica entre o uso da tecnologia, o conceito estatístico adequado e a didática.

Público-alvo:
Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Estatística.

Objetivo:
Desenvolver e ampliar as capacidades estatísticas, tanto técnicas quanto didáticas, de professores e/ou profissionais, visando o aumento e qualificação de sua utilização no meio educacional, desde a educação básica até a pós-graduação.

Início das aulas para a próxima turma: a partir de 12 de maio de 2021

Duração do curso:                              Carga Horária:
1 ano                                                      360 horas

Valor do curso:                                   Modalidade:
12x de R$ 192,80                                 EaD, sem encontros presenciais

   


Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

Períodos para ingresso

Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.

   

            


Matriz curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre

Introdução ao ensino de estatísticaCarga Horária: 5h

O Ensino de Estatística: uma demanda social. Metodologias de Ensino de Estatística e suas Tecnologias. Produtos Educacionais Estatísticos.

Estatística descritiva e visualização dos dadosCarga Horária: 40h

Introdução à análise descritiva. Medidas de Posição. Medidas de Dispersão. Visualização de dados.

Metodologias de ensino para novas geraçõesCarga Horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

3º bimestre

Princípios e testes estatísticosCarga Horária: 40h

Conceitos básicos de Estatística, Testes estatísticos, Decisão do teste estatístico a utilizar.

Tecnologias educacionaisCarga Horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

2º bimestre

Probabilidade: recursos didáticosCarga Horária: 40h

Introdução ao estudo das probabilidades, variáveis aleatórias discretas, distribuições de probabilidades discretas e distribuição normal. Ferramentas de simulação.

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga Horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Análise quantitativa do rendimento estudantil*Carga Horária: 40h

Análise exploratória dos dados, Teoria clássica dos testes, Testes de hipóteses.

Bioestatística**Carga horária: 40h
Produto EducacionalCarga Horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

                 

*Disciplina obrigatória para ingressantes em 2019/2020
**Disciplina obrigatória para ingressantes em 2021

Matriz curricular - Disciplinas optativas

Interpretação de dados estatísticosCarga Horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

Bioestatística*Carga Horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

Nanobiotecnologia e sustentabilidadeCarga Horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanonobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologiaCarga Horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

BNCC e seus desafiosCarga Horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC

Profissão docente: dilemas atuaisCarga Horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Produção e edição de materiais multimídia**
Carga horária: 30h
Elaboração de um programa bilíngue**
Carga horária: 30h
Fraternidade, Educação e Vida**
Carga horária: 30h

                 

*Ingressantes na Especialização em Ensino de Estatística em março de 2021 terão essa disciplina como obrigatória no 4º bimestre do curso.
**Oferta de disciplina a partir de maio/2021

Informações sobre a matrícula

a) Para realizar confirmação de matrícula o candidato deverá acessar o Sistema Agenda, através do site da Universidade Franciscana – UFN, no endereço eletrônico https://www.ufn.edu.br/agenda;
b) O processo de confirmação será composto de 3 (três) etapas, sendo: aceite das disciplinas do semestre letivo, a celebração do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e o envio da documentação pessoal;
c) A confirmação de matrícula no processo seletivo habilitará o candidato a celebrar um Contrato de Prestações de Serviços Educacionais com a UFN pelo prazo determinado de 6 (seis) meses;
d) O contrato firmado será automaticamente renovado, sucessivamente, pelo mesmo período, por meio da matrícula para o próximo semestre letivo realizada pelo estudante por intermédio de sistema informatizado de acesso restrito;

            

e) O candidato precisará anexar os documentos pessoais em formato eletrônico, nos seguintes tipos/formatos de arquivo: PDF, Word (.doc, .docx) e Imagem (.jpg, .jpeg e .png);
f) Arquivos eletrônicos com tamanho superior a 20Mb não serão aceitos;
g) Ao finalizar a confirmação da vaga, o candidato terá um número da matrícula aberta em consequência do primeiro Contrato do estudante, no qual serão lançados os dados pessoais e estudantis, será mantido em cada renovação de matrícula;
h) Após a finalização do processo de matrícula, estará disponível para impressão o comprovante de matrícula;
i) Nas etapas de matrícula o candidato terá disponível um chat online, que funcionará das 8h às 12h e das 13h às 18h, para solicitar auxílio no requerimento de matrícula.

Lista de documentos para matrícula

a) Certidão de nascimento ou casamento;
b) Documento de identificação com foto – RG (preferencial), CNH, CTPS, passaporte ou carteira de órgão ou conselho de classe (OAB, CRM, COREN, Etc.). Para os candidatos estrangeiros, cópia da prova de permanência legal no Brasil (R.N.E. – Registro Nacional de Estrangeiros);
c) CPF do candidato;
d) Original do Diploma de Graduação registrado ou Atestado/Declaração de Conclusão de Curso de Graduação.

Fale conosco

UFN Digital
Conj. III, prédio 16, 7º andar
Rua Silva Jardim, 1.175, Santa Maria/RS
CEP: 97010-491
Telefone: (55) 3025-9131
Secretaria: secead@ufn.edu.br