Business Partner e Análise Consultiva EAD
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização
  4. Business Partner e Análise Consultiva EAD

Sobre
Em meio a um cenário empresarial complexo e dinâmico, o profissional de gestão necessita conduzir o processo de tomada de decisão de forma ágil e assertiva, munindo-se de ferramentas e dados que possibilitem a leitura do ambiente empresarial. Assim, a Especialização em Business Partner e Análise Consultiva busca qualificar profissionais para a análise empresarial, o desenvolvimento de soluções de negócios e aprimorar o processo de decisão.

O curso apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica como prática, que prepara o profissional no desenvolvimento de pilares fundamentais como: a consultoria empresarial, análise da situação organizacional e o aprimoramento profissional dos gestores para a tomada de decisão. A fundamentação está alicerçada nas teorias da Contabilidade Gerencial e do Parceiro de Negócios no contexto nacional e internacional, além de diversas áreas que complementam essa proposta de construção de conhecimento interdisciplinar e inovadora, necessária no atual ambiente de negócios. Os objetos de aprendizagem abordam a visão estratégica, as metodologias e ferramentas de gestão para otimização de processos em diferentes mercados e tipos de negócios.


Para quem

Graduados em cursos na área de gestão e negócios, em especial aos administradores, contadores, economistas e engenheiros, e demais interessados.

Objetivo

Oportunizar o desenvolvimento da habilidade de diagnóstico empresarial, com o intuito de analisar de forma crítica a realidade do negócio e assumir a postura de agente transformador do contexto organizacional.

Períodos para ingresso

Nos cursos de Especialização EAD, há quatro períodos para ingresso, conforme o calendário acadêmico. O estudante poderá optar por ingressar nos meses de março, maio, agosto ou outubro. Em qualquer um dos casos, o curso terá duração de 12 meses e os módulos não possuem pré-requisitos. Ou seja, o estudante poderá matricular-se em qualquer dos módulos que estejam sendo ofertados.
          


Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre
2° bimestre
3º bimestre
4º bimestre

• Introdução ao Business Partner e Análise Consultiva (Carga Horária: 5h)
• Estratégias de gestão e inteligência competitiva (Carga horária: 40h)
• Processos Inovadores e ambiência digital (Carga horária 40h)

• Controladoria Digital (40h)
• Compliance (40h)
•Optativa (30h)

• Business Partner (40h)
• Comportamento e comunicação corporativa (40h)
• Optativa (30h)

• Análise empresarial: relatórios gerenciais (40h)
• Projeto e soluções em negócios (15h)

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Optativas

• Organizações Exponenciais
• Sistemas de Apoio à Tomada de Decisão
• Propriedade Intelectual e Proteção de Dados em Negócios Digitais

1º bimestre

Introdução ao Business Partner e Análise ConsultivaCarga horária: 5h

O parceiro de negócios. Diagnóstico e análise empresarial.

Estratégias de gestão e inteligência competitivaCarga horária: 40h

Sociedade do conhecimento e cultura intraempreendedora. Perfil empreendedor do gestor e modelos de negócios digitais: capacitação e suporte organizacional. Cenários para implantação de negócios, fontes de financiamento e ferramentas de análise. Dificuldades e barreiras.

Processos inovadores e ambiência digitalCarga horária: 40h

Automação em processos: Business Management (BPM), Business Process Outsourcing (BPO), Business Process Improvement (BPI). Adaptação estratégica e modelos de negócios digitais. Ferramentas para análise de processos. Tomada de decisão e resolução de problemas.

2º bimestre

Controladoria Digital
Carga horária: 40h

Controller Contemporâneo. Digital processes (Auditoria, Tributário e Financeiro). Management accounting. Remuneração executiva e assimetria de informações.

ComplianceCarga horária: 40h

Controle Interno e Conformidade Legal. Gestão de riscos. Governança Corporativa. Ética e Responsabilidade empresarial (ESG).

OptativaCarga horária: 30h

Conforme lista de disciplinas optativas do curso.

3º bimestre

Business PartnerCarga horária: 40h

O Parceiro de negócios. Diagnóstico empresarial. Contabilidade de Gestão Estratégica (SMA). Modelos de gestão por desempenho (CPM).

Comportamento e comunicação corporativaCarga horária: 40h

Mundo do trabalho e megatendência: profissionais para a nova economia, empregabilidade e trabalhabilidade. Competências e desenvolvimento individual e organizacional. Vínculos digitais e relações organizacionais. Processos de comunicação e escuta consciente: comunicação e diferença de perfis humanos, comunicação não violenta, comunicação digital e comunicação integrada.

OptativaCarga horária: 30h

Conforme lista de disciplinas optativas do curso.

4º bimestre

Análise empresarial: relatórios gerenciaisCarga horária: 40h

Análise de demonstrações e Criação de valor. Disclosure e qualidade da informação. Ferramentas Gerenciais. Relatórios Integrados (integrated reporting).

Projeto e soluções em negóciosCarga horária: 15h

Resolução de problemas. Criação e desenvolvimento.

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Organizações exponenciaisCarga horária: 30h

A organização. Criação e Implicações das ExO. As ExO e as empresas de médio e grande porte. O executivo exponencial.

Sistemas de Apoio à Tomada de DecisãoCarga horária: 30h

Introdução ao Sistema de Informação, Aplicações e Planejamento estratégico de TI e Ética e de segurança em Sistemas de Informação.

Propriedade Intelectual e proteção de dados em Negócios DigitaisCarga horária: 30h

Os dados, o direito de propriedade intelectual e as economias digitais; A Nova lei de Dados Brasileira (LGPD) e o GDPR, precursor Europeu, Nova visão na gestão com perspectiva digital, o papel do consumidor como proprietário dos dados.

       

Fale conosco

Fone: (55) 3220 - 1265
Secretaria: secead@ufn.edu.br
Conjunto I, Prédio 2
Rua dos Andradas, 1614
Santa Maria/RS
CEP: 97010-032