MEC avalia curso de Odontologia da UFN como o melhor da região Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/06/2023

O curso de Odontologia da Universidade Franciscana (UFN) agora é Conceito 5 do MEC (Ministério da Educação), tornando-se o melhor da região Central do estado. Assim, a Universidade santa-mariense adiciona mais um curso de Graduação ao seu hall de conceito máximo: Medicina, Enfermagem, Direito, Design, Fisioterapia, Filosofia e Marketing EAD.

A avaliação na UFN foi realizada de forma presencial entre os dias 14 a 16 de junho, por profissionais do INEP (Instituto Nacional de Pesquisas e Assuntos Educacionais Anísio Teixeira) que é responsável pela gestão das visitas de avaliação para o MEC. A avaliação ocorreu em diferentes dimensões, abordando análise dos documentos oficiais da instituição e a sua prática como um todo no que tange: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, enfatiza que o resultado é fruto de um empenho e acompanhamento constante que é feito em todos os cursos de Graduação com o objetivo de sempre alcançar um conceito máximo em avaliações como esta do MEC ou as realizadas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes): “Isto significa a consolidação de um trabalho que vem sendo feito na UFN no sentido de qualificar seu corpo docente e infraestrutura, juntamente com a evolução do ensino, da pesquisa e da extensão que são realizadas dentro da Instituição. Isto significa que é feito um trabalho sério e organizado coordenado pela Pró-reitoria Acadêmica, juntamente com toda a comunidade do curso”.

A avaliação foi baseada em três dimensões: a organização pedagógica, ou seja, todo o projeto pedagógico de ensino pesquisa e extensão, juntamente com suas políticas; o corpo docente que passou por uma análise desde sua carga horária, titulação, a existência de política de apoio aos docentes em suas qualificações; e a infraestrutura em que se analisou a existência de salas de aulas que tenham as ferramentas necessárias para que seja feito um bom ensino e também parte de laboratórios, equipamentos e observação dos técnicos administrativos de apoio.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Pasquali, aponta que o curso apresenta práticas exitosas e inovadoras, estando em consonância com as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Graduação na área: “Temos um corpo docente qualificado e experiente, infraestrutura adequada, laboratórios de práticas odontológicas com equipamentos e tecnologias que promovem e oportunizam um processo formativo alinhado ao perfil do egresso e com estratégias de aprendizagem voltadas à autonomia e protagonismo do estudante”.