Alunos do Ensino Médio participam de projeto Cientista Aprendiz Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/08/2023

A Universidade Franciscana (UFN) promoveu durante os dias 8 e 10 de agosto o projeto Cientista Aprendiz ‘Vivenciando Ciência e Tecnologia’. Foram realizadas atividades com cerca de 80 alunos do Ensino Médio do Colégio Franciscano Sant’Anna. Os momentos foram voltados para integrar o Ensino Básico com o Ensino Superior por meio da alfabetização científica e tecnológica, além de promover um contato direto com a vida universitária.

Ao total, 10 cursos de Graduação que integram a ação: Física Médica, Radiologia, Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Farmácia, Biomedicina, Ciência da Computação, Jogos Digitais e Sistemas de Informação. Esta é uma inserção dos estudantes da Graduação e do ensino básico em ações de divulgação e vivência de ciência, tecnologia e inovação com ênfase nas áreas de Radiologia, Física Médica, Engenharias, Saúde e Computação.

A coordenadora dos cursos de Física Médica e de Radiologia, professora Ana Paula Schwarz, participa há 9 anos do projeto. Ela explica que ao longo deste tempo a ação já teve vários formatos, mas sempre tendo como objetivo a experiência destes alunos com a comunidade acadêmica. “Realizamos algumas atividades nos laboratórios e aulas pockets, explicamos um pouco da profissão, para que tenham ideia do que são realizados nestas áreas e na Universidade”, explica a coordenadora. Ana Paula ressalta também que é uma possibilidade de vivenciar uma nova realidade estudantil.

Júlia da Rosa Bertolini, aluna do 1º ano do Ensino Médio, comenta que achou muito legal o que foi proposto: “Eu estava muito nervosa para participar, mas no final achei muito interessante, pois aprendi muita coisa nova”. Já para João Pedro Lima, estudante do 3º ano, a experiência foi muito boa, pois para ele é importante ter novas experiências e poder instruir-se mais: “Ver os laboratórios e as tecnologias é diferente do Ensino Médio. É bom para clarear os pensamentos, ainda mais eu que estou quase ingressando na universidade”.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo