
"Minha experiência no Programa de Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana foi extremamente enriquecedora, tanto no aspecto acadêmico quanto profissional. Durante minha trajetória, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre a saúde materno-infantil e desenvolver um olhar mais crítico e científico para os desafios dessa área.
O suporte da instituição, aliado à qualificação do corpo docente, foi essencial para a construção do meu projeto, que resultou na diretriz de um banco de leite materno em um hospital de grande porte na região central do Rio Grande do Sul. A possibilidade de aliar pesquisa e prática trouxe uma contribuição significativa para a assistência neonatal, promovendo o fortalecimento da rede de apoio às mães e bebês que necessitam desse recurso essencial.
O ambiente interdisciplinar do programa proporcionou trocas valiosas com colegas e professores, ampliando minha visão sobre a importância da ciência na formulação de políticas e estratégias de cuidado. A condução rigorosa da pesquisa, desde a revisão da literatura até a aplicação do produto final, me permitiu desenvolver habilidades essenciais, como análise crítica, gestão de projetos e comunicação científica.
Saio do PPG - Saúde Materno Infantil com a certeza de que essa experiência foi transformadora, não apenas para minha carreira, mas também para o impacto que o projeto gerado poderá ter na saúde de muitos recém-nascidos e suas famílias. Sou grato à Universidade Franciscana pelo aprendizado e pelas oportunidades proporcionadas."
Ivone Adriana Garcia Costa, concluiu o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil em 2024