Grupo de Teatro
  1. Cultura
  2. Grupo de Teatro

O Todos ao Palco surgiu em 2011 a partir da crença que é possível produzir Arte e Cultura na instituição, ter ideias criativas e elaborar projetos a fim de viabilizá-los. A proposta foi apresentada à Reitoria e teve o total apoio da Irmã Irani, da professora Solange e da Irmã Nilvete, que na época estava à frente do então SER Unifra. O projeto inicial previa a criação de um grupo de artes integradas na instituição. Em 2012, começaram os ensaios do primeiro espetáculo, Pedro, o Viajante, que se estenderam até meados de 2013. Desde então, a história de um jovem que só se conectava com o mundo via redes sociais teve 2 apresentações em 2013 e 12 realizadas em 2014, contabilizando uma plateia estimada em mais de 2.000 pessoas, sobretudo jovens e adolescentes do ensino médio, o público ao qual o espetáculo se destina. A repercussão na imprensa e redes sociais também foi intensa. O jornal Diário de Santa Maria destacou que era uma das atrações imperdíveis da Feira do Livro 2014. Eram 5 atores no elenco, formado por acadêmicos e egressos de diferentes cursos da instituição.

Esta primeira montagem já carregava no seu cerne a premissa básica do grupo: pensar no coletivo e na contribuição que se possa dar à cidade, levando a Arte e a Cultura para longe da zona central, se apresentando em escolas, salas de aula, salões comunitários, na praça, a fim de formar uma plateia crítica que vivencie um espetáculo presencial, sempre com entrada franca.

O segundo espetáculo foi Sonhos de William, baseado em obras de Shakespeare, um dos grandes autores da dramaturgia ocidental. Romeu & Julieta, Hamlet, Rei Lear são algumas de suas tragédias mais famosas. Foram mais de 12 meses de leituras, discussões e ensaios sobre alguns temas da obra do Bardo, onde se destaca o amor entre os seres humanos. As tragédias transformam-se em comédia, os figurinos eram da época elisabetana com toques de modernidade e os diálogos contemporâneos. Não era uma obra de Shakespeare, mas sim uma releitura feita por 10 jovens ousados e impetuosos, a partir de alguns temas do grande poeta e dramaturgo. Foram 13 apresentações em 2016, também nas escolas longe do centro, no Theatro Treze de Maio, na praça Saldanha Marinho e no Salão de Atos do conjunto III para mais de 2000 pessoas, outra vez para um público de jovens e adolescentes.

Em 2018, a montagem foi O Desapego de Francisco, que percorreu escolas do município de outubro a dezembro atraindo mais de 1.500 espectadores. O Todos o Palco contou história de um jovem de classe média-alta que decide abandonar tudo em prol dos desfavorecidos. A inspiração é a vida de Francisco de Assis e o elenco teve 10 acadêmicos e egressos da UFN e outras instituições. Todos os espetáculos foram resultado de Projetos de Extensão da instituição, financiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apoio da Secretaria de Município da Cultura, e com entrada franca.
Para 2021, a previsão era um novo espetáculo, abordando a vida escolar de adolescentes e jovens. A ideia é evidenciar os embates entre ciência e religião que ainda insistem em fazer parte do cotidiano do nosso país e que se intensificaram durante a pandemia da COVID-19. O projeto mais uma vez teve aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e captou recursos na iniciativa privada. No entanto, devido às condições sanitárias da época foi realizada uma vídeo-peça sobre o tema: Menina, Feminina e Cientista, lançado em março de 2022, que está disponível no YouTube (https://youtu.be/rXBGHb7uZ4g).
No ano de 2023, os ensaios para um novo espetáculo já iniciaram. A ideia é abordar os diferentes papéis e funções desempenhadas pelas mulheres em diferentes momentos na história da humanidade.
O grupo busca voluntários, sem restrição de idade, nem escolaridade, nem vínculo com a instituição, apenas que tenham disponibilidade para os ensaios semanais nas tardes de sábado.
A coordenação, direção e produção dos espetáculos é do professor Bebeto Badke.


Interessados em participar do grupo não necessitam ter experiência.
Contato
: bebsbadke@gmail.com

Alguns registros dos espetáculos: