Agenda Moodle Biblioteca
Autenticação de Documento / Diploma Contato Ouvidoria Central de Atendimento
COVID-19 Institucional EAD Ensino Pesquisa Extensão Inovação Cultura
Busca
Publicidade e Propaganda
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Publicidade e Propaganda

                

O publicitário é o profissional que atua na criação, produção e divulgação de ações de comunicação publicitária. Este profissional busca a melhor forma de promover produtos e serviços aos seus públicos-alvo. 

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana proporciona ao aluno que domine linguagens e técnicas para criar, produzir e veicular materiais de comunicação publicitária, identificar a segmentação do mercado e estudar o comportamento do consumidor, para identificar seus desejos e as necessidades.

No curso são oferecidas teorias, técnicas e práticas que habilitam o profissional a propor e a elaborar produtos de comunicação, de acordo com as exigências do mercado. Para isso, o estudante de publicidade será apto a elaborar estratégias adequadas de comunicação para os anunciantes, criar textos e imagens publicitárias, criar roteiros para áudio e audiovisual e produzi-los, elaborar estratégias para veiculação das mensagens publicitárias nos meios e veículos de comunicação. 

As disciplinas do curso estão divididas em um eixo teórico e fundamental que englobam a comunicação social, processos midiáticos, análise do contexto social, etc. As disciplinas específicas relacionadas à publicidade e propaganda são planejamento de comunicação, marketing, redação publicitária, mídia, produção audiovisual, direção de arte, entre outros.

Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4

                

Duração 8 Semestres
Turno Manhã
Situação Legal Portaria nº 388, de 13/08/2024 | DOU de 14/08/2024 | Edição 156 | Seção 1 | Página 73.
Início de Funcionamento 10/03/2003
Habilitação Bacharelado
Coordenador Cristina Munarski Jobim Hollerbach
E-mail pp@ufn.edu.br

Este curso está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.



Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!

Como calcular a mensalidade?

O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.

Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.

[DOWNLOAD] TABELA DE INVESTIMENTOS PARA 2023
Matriz Curricular
Professores
Área de Atuação
Tour Virtual

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
G00A4 - Língua Brasileira de Sinais Carga horária: 40h

Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras

G00R9 - Criatividade Carga horária: 80h

Criatividade; Processo criativo; Criatividade e sociedade; Criatividade e meios de comunicação

G00V4 - Design Gráfico Carga horária: 80h

Linguagem visual ; Composição do layout ; A imagem digital ; Ferramentas de design gráfico

G01Y4 - Fundamentos de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h

Propaganda e Publicidade; Peças publicitárias; Aspectos históricos da publicidade e da propaganda; Papel social da publicidade

G02O2 - Leitura e Produção Textual Carga horária: 40h

Linguagem, contexto e gêneros textuais; Organização lógica do pensamento; Qualificação da leitura; Produção textual

G00N4 - Comportamento de Consumo Carga horária: 40h

Criação e histórico da Sociedade de Consumo; Papéis de consumo e decisão de compra; Diferentes naturezas de influência no comportamento de consumo; Pesquisas de mercado consumidor

G00S5 - Cultura Digital Carga horária: 40h

Princípios das mídias digitais; Teorias da cultura digital; Mídia social digital; Produção e circulação em rede

G01O3 - Estética e Comunicação Carga horária: 40h

Períodos da história da arte; Movimentos artísticos; Estética na arte; A presença da arte na mídia

G01W1 - Fotografia Carga horária: 40h

A história e os grandes nomes da fotografia; Dispositivos, linguagem, composição e leituras da imagem fotográfica; Alguns grandes temas da fotografia; Edição da imagem fotográfica

G02R6 - Marketing Carga horária: 80h

Conceito de marketing; Ferramentas de marketing; Planejamento, gestão e estratégias de marketing; Pesquisa em marketing

G03T6 - Técnicas de Publicidade e Propaganda Carga horária: 80h

Estruturas de Comunicação; Gestão de Contas; Profissional de criação e produção publicitária; Profissional de mídia

G00A0 - Antropologia e Cosmovisão Franciscana Carga horária: 40h

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea

G01G2 - Escrita Criativa Carga horária: 80h

Fundamentos da escrita criativa; Técnicas criativas para redação; Criação verbal para peça publicitária avulsa ou campanha; Naming e criatividade em redação publicitária

G01W4 - Fotografia Publicitária Carga horária: 80h

Fotografia publicitária: conceitos e formas, funções e referências ; Produção na fotografia publicitária ; Linguagem, técnicas e a leitura da fotografia publicitária; Edição e manipulação da fotografia publicitária

G02P6 - Linguagem Audiovisual Carga horária: 40h

Introdução à linguagem audiovisual; Características da linguagem audiovisual ; Análise fílmica; Categorias, gêneros e formatos audiovisuais

G02R8 - Marketing Digital Carga horária: 80h

Marketing: do tradicional ao digital; Estratégias e táticas de marketing aplicadas ao mercado digital; Redes Sociais; Contexto digital contemporâneo

G03D3 - Planejamento de Campanha Publicitária Carga horária: 80h

Marca; Planejamento; Definições Estratégicas; Plano de Campanha Publicitária

G00A5 - Metodologia Científica Carga horária: 40h

Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica

G01B6 - Edição Audiovisual Carga horária: 80h

Princípios de montagem e edição ; Tipos de montagem; Narrativas no audiovisual ; Práticas de edição audiovisual

G02B9 - Gestão de Contas Publicitárias Carga horária: 40h

Profissional gestor de contas publicitárias; Fluxo do trabalho publicitário; Relacionamento anunciante e agência; Técnicas de gestão de contas publicitárias

G03J3 - Projeto Gráfico Carga horária: 80h

Direção de arte e publicidade; Elementos constitutivos do layout publicitário; Produção gráfica; Desenvolvimento de projeto gráfico

G03O5 - Roteiro para Audiovisual Carga horária: 80h

Características de formatos audiovisuais; Técnicas de roteirização para audiovisual; Etapas da roteirização para formatos audiovisuais; Roteiros para formatos sonoros

G03V9 - Teorias da Comunicação Carga horária: 80h

Contextos e paradigmas dos estudos em comunicação social ; Cultura das Midias; Sociedade dos meios e processo de midiatização ; A sociedade em rede

G00A2 - Educação e Identidade Cultural Carga horária: 40h

Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental

G00E7 - Comunicação Integrada de Marketing Carga horária: 80h

Processos comunicacionais nas organizações; Comunicação integrada de marketing; Planejamento e gestão da Comunicação Integrada; Assessoria Integrada de Comunicação

G01X7 - Fundamentos de Mídia Carga horária: 80h

Conceitos básicos de mídia; Tipos de mídia impressa e eletrônica; Tipos de mídia externa e alternativa; Tipos de mídia Online

G03I9 - Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária Carga horária: 80h

Comunicação Comunitária; Métodos de comunicação participativa; Extensão em comunicação comunitária; Criação de projeto de extensão em comunicação comunitária

G03T5 - Técnicas de Produção Audiovisual Carga horária: 80h

Mercado de Produção Audiovisual; Pré-Produção Audiovisual; Produção Audiovisual; Pós-Produção Audiovisual

G00A3 - Ética e Cidadania Carga horária: 40h

Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana

G02V6 - Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação Carga horária: 80h

Constituição do campo da comunicação; A emergência de objetos e territórios metodológicos; Métodos, técnicas e instrumentos de pesquisa em comunicação; Elaboração de projetos de pesquisa

G03C4 - Pesquisa e Planejamento de Mídia Carga horária: 80h

Pesquisa em mídia; Plano de mídia; Compras de mídia; Resultados e aferições de campanhas

G03E9 - Prática em Comunicação Comunitária Carga horária: 80h

Prática em projeto de extensão; Captação de recursos; Aferição de resultados; Apresentação de projetos

G03H1 - Produção de Conteúdo Audiovisual Carga horária: 80h

O que é conteúdo audiovisual; Formatos de conteúdos audiovisuais para diferentes meio; Estratégias de criação de conteúdo audiovisual; Tópicos avançados em conteúdos audiovisuais

G03U5 - Tendências em Comunicação Carga horária: 40h

Zeigeist e tendência; Anatomia das tendências; Pesquisa de tendências; Tendências na comunicação

G00R7 - Redação Web Carga horária: 80h

Relevância de conteúdos digitais; Planejamento de projeto de conteúdo relevante; Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros para web; Características e inter-relação de conteúdos textuais, visuais e sonoros para web

G01D2 - Empreendedorismo em Comunicação Carga horária: 80h
G03J1 - Projeto Experimental Carga horária: 80h

Inovação, criatividade e experimentação; Planejamento do projeto experimental de comunicação; Pesquisa no projeto experimental de comunicação; Execução, veiculação e avaliação do projeto experimental em comunicação

G03Y5 - Trabalho de Conclusão de Curso I Carga horária: 40h

Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa

G01P8 - Ética e Legislação Publicitária Carga horária: 40h

Ética, publicidade e sociedade; Instrumentos reguladores e conselhos da atividade publicitária no Brasil; Legislação correlata à atuação publicitária; Aspectos legais incidentes na prática publicitária

G02C0 - Gestão de Marcas Carga horária: 80h

Marca; Branding; Economia da experiência; Experiência de marca na prática

G03Y8 - Trabalho de Conclusão de Curso II Carga horária: 80h

Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa (TCC I); Redação do Trabalho Final de Graduação (TCC II); Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II); Defesa Oral do Trabalho Final (TCC II)

Optativas

Código Disciplina Ementa Carga horária Créditos
Obrigatórias 2680h
Optativas 120h
ACC 200h
Estágio 0h
Total 3000h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Adriana Maria Zago Patologia: Neurociências Doutor
Ana Paula Schwarz ENGENHARIA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor
Bruna Faccin Camargo Controladoria e Contabilidade Doutor
Camila Almeida Kostulski PSICOLOGIA DA SAÚDE Doutor Não informado
Carina da Cunha Alvez DIREITO Mestre
Caroline Manucelo Colpo Ensino de Humanidades e Linguagens Mestre Não informado
Ciria Moro EDUCAÇÃO / EDUCAÇÃO BRASILEIRA Mestre
Clandio Timm Marques ESTATÍSTICA E INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL Doutor
Claudia Buzatti Souto CIÊNCIA DO MOVIMENTO HUMANO Mestre
Cristiana Basso Ciência e Tecnologia dos Alimentos Doutor
Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden NANOCIÊNCIAS Doutor
Cristina Munarski Jobim Hollerbach COMUNICAÇÃO Mestre
Denise Piper Economia do Desenvolvimento Doutor Não informado
Eliza Beti de Cassia Stefanon CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARMACÊUTICAS Mestre
Evandro Pontel Filosofia Pós-Doutor Não informado
Fabiana Porto da Silva CIÊNCIAS DA SAÚDE E DA VIDA Mestre
Felipe Wehner Flores ODONTOLOGIA Doutor
Felix Miguel Nascimento Guazina PSICOLOGIA: PSICOLOGIA SOCIAL Doutor
Gislaine Ferreira Oliveira Direitos Emergentes na Sociedade Global Mestre Não informado
Graziela Frainer Knoll LETRAS: ESTUDOS LINGUÍSTICOS Doutor
Iuri Lammel Marques COMUNICAÇÃO: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Mestre
João Rafael Sauzem Machado DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA Mestre
Juliana Maia Borges Reabilitação e Inclusão Mestre Não informado
Laura Elise de Oliveira Fabricio COMUNICAÇÃO/ COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Mestre
Leandro Ribeiro Fontoura ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Mestre
Lenise Menezes Seerig EPIDEMIOLOGIA: EPIDEMIOLOGIA DO CICLO VITAL Doutor
Leonardo Guedes Henn HISTÓRIA Doutor
Liziane Alves de Oliveira Administração: Gestão Organizacional Mestre
Luciana Cezimbra Weis FISIOTERAPIA Mestre
Luiz Fernando Rodrigues Junior ENGENHARIA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor
Marcia Elisa Jager Psicologia: Psicologia da Saúde Doutor Não informado
Maria Luiza Leal Pacheco Psicologia: Psicologia da Saúde Doutor Não informado
Michele Kapp Trevisan COMUNICAÇÃO SOCIAL Doutor
Michele Quinhones Pereira EDUCAÇÃO Mestre
Micheli Capuano Irigaray Direito Doutor Não informado
Mirkos Ortiz Martins NANOCIÊNCIAS: BIOCIÊNCIAS E NANOMATERIAIS Doutor
Neli Fabiane Mombelli COMUNICAÇÃO: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Doutor
Paula Ribeiro Ciochetto História Cultural Mestre Não informado
Pauline Neutzling Fraga COMUNICAÇÃO: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Doutor
Roberto Osvaldo Gerhardt DESIGN Doutor
Silvana Maria Michelin Bertagnolli CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS Doutor
Solange Binotto Fagan FÍSICA Doutor
Tais Steffenello Ghisleni COMUNICAÇÃO: COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA Doutor
Tereza Cristina Blasi CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS Mestre

- Agências especializadas de propaganda;
- Empresas anunciantes;
- Promoção;
- Veículos de divulgação;
- Gestão e administração de empreendimentos de comunicação como executivo de negócios;
- Assessoria publicitária; 
- Organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo;
- Patrocínios;
- Setor público, no privado ou ainda na área não governamental ou no terceiro setor;
- Área de multimídia;
- Planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e online;
- Campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia.
- Pesquisas de opinião e sua interpretação crítica;
- Docência e Pesquisa;
- Marketing.


Contato

E-mail: pp@ufn.edu.br
Contato: (55) 3025.9000
Ramal: 9037

Acesse as redes sociais do curso

Notícias

16º Fórum de Comunicação explorou ideias inovadoras que qualificam o mercado
Futuros jornalistas e publicitários trocaram aprendizados com profissionais
16º Fórum de Comunicação promove conversas com profissionais de todo país
Evento ocorre de 12 a 14 de setembro e está com inscrições abertas
20 anos de Retratos e Histórias do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda da UFN
Mostra pode ser visitada até dia 18 de setembro
Acadêmicos da UFN buscam artistas para produção de um videoclipe
Inscrições podem ser feitas até dia 27 de agosto
Publicidade e Propaganda


Conjunto I
Rua dos Andradas, 1614
Centro
Santa Maria (RS)
Cep: 97010-032

Fone: (55) 3220.1200



Conjunto II
Rua Silva Jardim, 1323
Nossa Senhora do Rosário
Santa Maria (RS)
Cep: 97010.491

Fone: (55) 3026.6971



Conjunto III
Rua Silva Jardim, 1175
Nossa Senhora do Rosário
Santa Maria (RS)
Cep: 97010-491

Fone: (55) 3025.9000



Conjunto IV
Rua Joana D´arc, 465
Nossa Senhora de Lourdes
Santa Maria (RS)
Cep: 97060-360

Fone: (55) 3028-8002

Estude na UFN

Graduação Pós-graduação EAD Extensão Formas de Ingresso Bolsas e Financiamento Vestibular Mostra Virtual UFN Calendario de Eventos 2023

Institucional

Reitoria Pró-reitoria Acadêmica Pró-reitoria de Administração e Finanças Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Comissão Própria de Avaliação Laboratórios de Ensino e Pesquisa Tour Virtual

Comunicação

Assessoria de Comunicação Agência Central Sul Revistas Rádio UFN Blog UFNtv

Cultura

Grupo de teatro Museu Histórico Cultural das Irmãs Franciscanas Sala de Exposições Angelita Stefani Editora Capela Pastoral Universitária

Atendimento

Contato Ouvidoria Central de Atendimento Biblioteca

Serviços

Editais Eventos Intercâmbio Egressos Boleto Autenticação de Documento Suporte
Politica de Privacidade
Nosso site institucional utiliza cookies, pequenos arquivos que são enviados para o seu computador para melhorar a funcionalidade, além de contribuir para que possamos lhe oferecer as melhores oportunidades acadêmicas.
Para saber mais sobre o que são cookies, nossa política e como alterar as configurações de cookies do seu computador, clique aqui .

Ao continuar a navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies