Jornalismo lança Curtas-metragens Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
28/06/2018

Acadêmicos do Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana produziram dois curtas-metragens durante o primeiro semestre de 2018. Desconectada e Persona foram produzidos por alunos do 6º semestre, na disciplina de Cinema II, sob orientação da professora Maria Cristina Tonetto e do publicitário, Alexsandro Pedrollo.

O primeiro, conta a história de Gabriela (Luiza Rorato), uma blogueira, dona de um canal em ascensão no Youtube, e conectada com o mundo virtual. Ela vive em um mundo de aparências, likes e seguidores, mas não percebe que está se afastando de quem está mais próximo, os seus amigos.

O roteiro foi escrito pela acadêmica Caroline Comassetto e a direção ficou por conta de Thayane Rodrigues. A dupla pretende fazer o público refletir sobre a vida cotidiana, as bolhas existenciais, e a questão do quanto as pessoas perdem ao ficarem vidradas ao que acontece na tela do celular.

Caroline ressalta que embora trabalhoso, ver o resultado final do curta-metragem, é recompensador para cada aluno envolvido.

“Eu acho que tudo é aprendizado, pois ao envolver-se na parte prática do produzir um curta-metragem, te faz descobrir o outro lado do cinema, o das pessoas que estão envolvidas por trás de uma produção de cinema. Hoje consigo ter uma visão mais ampla da sétima arte, a qual inclui o processo de bastidores e produção”, relata.

O outro curta, retrata a história de Rita (Amanda Pedrotti). Uma jovem com transtorno dissociativo de identidade que possui interferência das suas personalidades, ao executar as tarefas do cotidiano. A direção do curta-metragem foi conduzida por Maria Luísa Viana, e o roteiro foi produzido por Larissa da Rosa.

Segundo a roteirista, a produção foi toda pensada estrategicamente antes do início das gravações. Filtros, ambiente e trilha sonora foram produzidos exclusivamente para o curta.

“Nas cores quisemos fugir do senso comum e utilizar cores mais alegres, os objetos em cena e os nomes fazem referência à doença, e a trilha sonora, toda original, foi pensada de acordo com a personalidade de cada personagem. Além disso, por se tratar de um problema psiquiátrico, tivemos que realizar muita pesquisa para tornar tudo verossímil e explicativo ao espectador”, explica.

Os curtas serão lançados na próxima terça-feira, 03 de julho, no Vaca Profana, Rua Serafim Valando, 536, a partir das 20h.

Texto: Fernando Cezar / Acadêmico Jornalismo