16º Fórum de Comunicação explorou ideias inovadoras que qualificam o mercado Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/09/2023

O 16º Fórum de Comunicação da Universidades Franciscana (UFN) contou com três dias de atividades, de 12 a 14 de setembro, integrando os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. O evento proporcionou trocas de experiências entre profissionais que atuam na área da comunicação e a comunidade acadêmica, promovendo conversas sobre a inserção no mercado de trabalho e as inovações neste campo ao longo dos anos, tendo como tema principal ‘Uma geração só, não faz comunicação’ ao evidenciar a jornada de 20 anos dos cursos de Comunicação da UFN.

“Quando criamos a programação, pensamos em pessoas com experiências profissionais enriquecessoras e que trouxessem o que há de mais atual no mercado. Atentos ao fato que esse momento é importante para alertar os estudantes sobre novas tendências, repassar conhecimento prático para eles sobre o que o mercado está pedindo e que realidade eles encontrarão quando se formarem. Então, buscamos o melhor em termos de temas atuais que abordam o que está acontecendo na comunicação”, comenta a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, professora Graziela Knoll ao referir-se sobre os três dias da intensa agenda de atividades que permearam o Fórum que foi composto por seis palestras, nove oficinas, três bate-papos e um painel.

A futura jornalista Caroline Freitas, que já está no 8º semestre, participou das atividades propostas pelo Fórum e acredita esta é uma excelente maneira de ter contato com quem está inserido no mercado de trabalho na área da comunicação. “Além de ser uma oportunidade também para tirar algumas dúvidas que a gente tem durante os semestres, sobre a vida profissional e por meio das experiências deles podemos esclarecer”, ressalta ela. Já para Ana Borba, acadêmica do 2º semestre de Publicidade e Propaganda: “Para mim é muito importante poder aprender e me inspirar nesses profissionais, principalmente por estar no início da minha Graduação, agradeço aos cursos por proporcionarem esses momentos de trocas e aprendizado para todos nós”.

De acordo com o coordenador do curso de Jornalismo, Iuri Lammel, os assuntos debatidos no evento servem como complemento ao que já é debatido em aula. “A cada dois anos, fazemos esse contato dos estudantes com o mundo da comunicação lá fora. Esta edição do Fórum é mais que especial, por ser a primeira presencial após a Pandemia, e também por ser em comemoração aos 20 anos dos dois cursos. Então, diferentemente dos outros fóruns, fizemos questão de estimar muitos profissionais que são egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda já que são ex-alunos que tiveram bastante sucesso na carreira e, agora, vieram conversar com os nossos estudantes”, enfatiza Iuri sobre o fato de que duas décadas é tempo suficiente para ocorrerem mudanças significativas, inclusive, na comunicação.

Durante o Fórum, os estudantes de ambos os cursos puderam conversar com diversos profissionais, entre eles o Embaixador da TV Globo, Fabricio Carvalho. O Redator publicitário e Roteirista da emissora, que ministrou a palestra ‘O processo criativo por trás das Promos da Globo’, esteve pela primeira vez em Santa Maria. Ele relata a honra de ter sido escolhido para participar deste evento pois pode representar um time de quase 100 pessoas que fazem as chamadas de uma das maiores emissoras de TV da América Latina: “Tentei, ao máximo, trazer um trabalho diverso que não era só sobre mim, mas sobre todos que trabalham nesta área da Rede Globo”. O Embaixador comenta que é grande a responsabilidade de falar com os acadêmicos, pois qualquer coisa que ele disser pode influenciar o futuro dessas pessoas, assim como no passado ele também foi inspirado.

A programação tratou sobre tópicos como: Empreendedorismo Digital, o dinamismo do rádio, processos criativos, Assessoria de Comunicação, sucesso profissional, fotografia esportiva, desinibição vocal e corporal, entre outros. Estes temas proporcionaram aos acadêmicos três dias imersão nestas diversas oportunidades que o mercado da comunicação oferece. Para o encerramento das atividades, o assunto escolhido para ser tratado foi o Jornalismo Televisivo, ministrado pelo jornalista do Grupo RBS e atual apresentador do programa Jornal do Almoço, Marcos Mattos, que participou de forma on-line. O comunicador abordou o hiper territorialismo, sua trajetória até hoje na televisão, onde pode-se estabelecer uma grande troca de aprendizados com o público presente.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista e Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem)