Equipe de robótica da UFN competirá em evento nacional de tecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/07/2023

A UFNBOTZ, equipe de robótica Universidade Franciscana (UFN) irá participar da Campus Party Brasil, maior festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e disruptividade do mundo, com mais de 70 edições realizadas em 30 países, que será realizado em São Paulo. O projeto é vinculado ao Laboratório de Eletrônica e Desenvolvimento (LABED), que integra os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Engenharia Biomédica. O grupo é composto por cinco acadêmicos que irão participar do RoboCore Experience, um dos maiores eventos de lutas de robôs da América Latina. As atividades irão ocorrer entre os dias 26 e 30 de julho.

Os estudantes, por meio da combinação de suas habilidades e conhecimentos, conseguiu projetar robôs de combate preparados para enfrentar os desafios de uma competição de grande escala e alta competitividade. Os robôs CH1K0 e Labot, serão os representantes da Universidade na categoria de combate ‘antweight’ (454g). As criações são o resultado direto desse trabalho conjunto. Projetados e desenvolvidos em menos de dois meses, eles simbolizam o empenho e a dedicação dos acadêmicos.

O professor do curso de Ciências da Computação e orientador do projeto, Alessandro Mainardi de Oliveira, comenta que: “É a primeira vez que a instituição vai participar deste tipo de evento”. Ele explica também que os robôs criados pelos estudantes possuem formas de proteção e ataque, um deles tendo arma rotativa e o outro contém um escudo para a defesa.

Já o estudante de Ciências da Computação, Maurício Pereira Braga, relata que foi um trabalho difícil de realizar, pois tinham dois meses para a produção dos robôs. “Eu projetei os motores 3D dos robôs, então tive praticamente um final de semana pra aprender a modelar”, ressalta o estudante. Para ele, a experiência foi muito boa, visto que desde antes Maurício já acompanhava os campeonatos de robótica, “então é praticamente um sonho realizado poder participar e projetá-los”.

A equipe contou com o apoio dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Biomédica e Sistemas de Informação da UFN, além de apoiadores externos. Essa colaboração interdisciplinar demonstra a riqueza de conhecimentos e competências que a Universidade tem a oferecer, e o quanto a comunidade acadêmica e externa podem levar a realizações importantes para o desenvolvimento acadêmico.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo