Ensino de Biotecnologia EAD
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Especialização
  4. Ensino de Biotecnologia EAD

O curso de Especialização em Ensino de Biotecnologia justifica-se pelo notável avanço no campo das Biotecnologias nas duas primeiras décadas do século XXI. Esse conjunto de atividades baseadas em conhecimentos multidisciplinares que combinam ciência e tecnologia precisa ir ao encontro dos profissionais da Educação Básica. Dentre os inúmeros avanços desse campo do conhecimento, pode-se citar o desenvolvimento da Biologia Sintética e a Edição Gênica, que trazem perspectivas impensadas para a humanidade. Dessa forma, desenvolver saberes sobre as Biotecnologias possibilita a compreensão e reflexão sobre as inovações e quais os impactos nas nossas vidas. Além disso, o curso é capaz de colaborar para a compreensão dessa “ciência do futuro”.

Público-alvo: 
Professores da Educação Básica e Superior ou demais graduados com interesse em atuar no Ensino de Biotecnologia.

Objetivo:
Contribuir para a formação continuada de professores da educação básica das áreas de ciências, biologia, ciências da natureza e licenciaturas a fins, oportunizando um espaço para a discussão e aprendizagem sobre o campo de conhecimento da biotecnologia.

Duração do curso:                              Carga Horária:
1 ano                                                      360 horas

Valor do curso:                                   Modalidade:
12x de R$ 192,80                                 EaD, sem encontros presenciais

Inscrições para 2021:                        Início das aulas:
até 3 de março de 2021                      15 de março de 2021

   


Especialização em Ensino

Os cursos de Especialização EAD da Universidade Franciscana buscam subsidiar professores no planejamento e nas práticas de ensino, contemplando novas orientações curriculares e, em especial, metodológicas, anunciadas por documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular, o Referencial Curricular Gaúcho e o Documento Orientador Curricular de Santa Maria/RS.

Por eles, perpassa um eixo comum em que serão abordados aspectos referentes a novas metodologias para as novas gerações, práticas metodológicas digitais, aspectos organizadores e desafios apontados pela BNCC, docência e seus desafios, diversidade, inclusão, humanidades. Já o eixo específico atende às especificidades de cada área proposta, sempre sobre uma abordagem interdisciplinar e contextualizada.

A matriz curricular contempla uma novidade: a construção de produtos educacionais a partir das vivências dos professores participantes. A produção terá a possibilidade de publicação sob a forma de monografia ou artigo e forte aplicabilidade sobre às práticas pedagógicas de sala de aula.

   

           


           

Matriz Curricular - Disciplinas obrigatórias

1º bimestre

Introdução ao ensino de biotecnologiaCarga Horária: 5h

Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. A transgenia: alimentos, vacinas e perspectivas. As fronteiras do conhecimento - edição de genes humanos.

Biotecnologia: fundamentos teóricosCarga Horária: 40h

Histórico da Biotecnologia. O Campo das Biotecnologias e sua relação com a Genética, Engenharia e 8 Biologia Molecular. Técnicas das Biotecnologias: extração de ácidos nucleicos, diagnósticos moleculares, transformação genética e edição de genes.

Metodologias de ensino para novas geraçõesCarga Horária: 40h

Desafios à inovação nas práticas pedagógicas. Estratégias pedagógicas para a sala de aula. Ensino híbrido. Design thinking.

3º bimestre

Biotecnologia e as fronteiras do conhecimentoCarga Horária: 40h

Implicações éticas das técnicas da biotecnologia. O profissional professor e as demandas da ciência e tecnologia. A formação continuada do professor e as demandas em ciência tecnologia e sociedade (CTS).

Tecnologias educacionaisCarga Horária: 40h

Mídia digital e dinâmicas pedagógicas; Ferramentas hipermidiáticas.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

2º bimestre

Biotecnologia: recursos didáticosCarga Horária: 40h

Significado de recurso didático. Planejamento e desenvolvimento dos recursos didáticos. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino fundamental. Aplicação dos recursos didáticos para a sala de aula do ensino médio.

Ensino e aprendizagem: cognição, interação e significaçãoCarga Horária: 40h

Distinção entre ensino e aprendizagem; Abordagem cognitivista da aprendizagem; Modelos interacionistas da aprendizagem; Teoria da aprendizagem significativa.

OptativaCarga Horária: 30h

Consultar lista de optativas.

4º bimestre

Biotecnologia e as práticas investigativas na sala de aulaCarga Horária: 40h

As práticas investigativas, o que são? A sala de aula como espaço para as práticas investigativas. Como ensinar as biotecnologias com práticas investigativas.

Produto educacionalCarga Horária: 15h

Produto educacional. Projeto do produto educacional. Protótipo do produto educacional. Artigo científico.

Matriz Curricular - Disciplinas optativas

Nanobiotecnologia e sustentabilidade
Carga Horária: 30h

Definições de nanociência e nanobiotecnologia. O impacto da nanotecnologia no meio ambiente. A contribuição da nanotecnologia para a sustentabilidade e no surgimento de fontes limpas de energia. Gestão ambiental. Complexidade ambiental. Ensino de nanobiotecnologia.

Nanobiotecnologia: bioindicadores e ecotoxicologia
Carga Horária: 30h

Definições de Nanociência e Nanotecnologia. Nanobiotecnologia e a nanotecnologia ambiental. Bioindicação e bioindicadores ambientais. Ecotoxicologia como ferramenta nanotecnológica. A Nanotecnologia nas práticas de ensino de educação ambiental.

Profissão docente: dilemas atuais
Carga Horária: 30h

A escola no século XXI: dilemas atuais; Subjetivação docente; Inovações curriculares e suas tensões; Práticas Integradas em educação; Saberes e Profissão docente.

Interpretação de dados estatísticos
Carga Horária: 30h

A Estatística na era dos Dados. Letramento e Letramento Estatístico. Medidas Resumo. Visualização de Dados. (Des)Informação usando Dados.

BioestatísticaCarga Horária: 30h

Conceitos básicos de bioestatística, Estatística descritiva, Decisão do teste estatístico, Testes estatísticos.

BNCC e seus desafiosCarga Horária: 30h

Fundamentos Pedagógicos da BNCC. Etapas de ensino na Educação Básica. Áreas de Conhecimento na BNCC. Práticas Escolares a partir da BNCC.

Produção e edição de materiais multimídia*
Carga horária: 30h
Elaboração de um programa bilíngue*
Carga horária: 30h
Fraternidade, Educação e Vida*
Carga horária: 30h

*Oferta de disciplina a partir de maio/2021

             

Informações sobre a matrícula

a) Para realizar confirmação de matrícula o candidato deverá acessar o Sistema Agenda, através do site da Universidade Franciscana – UFN, no endereço eletrônico https://www.ufn.edu.br/agenda;
b) O processo de confirmação será composto de 3 (três) etapas, sendo: aceite das disciplinas do semestre letivo, a celebração do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e o envio da documentação pessoal;
c) A confirmação de matrícula no processo seletivo habilitará o candidato a celebrar um Contrato de Prestações de Serviços Educacionais com a UFN pelo prazo determinado de 6 (seis) meses;
d) O contrato firmado será automaticamente renovado, sucessivamente, pelo mesmo período, por meio da matrícula para o próximo semestre letivo realizada pelo estudante por intermédio de sistema informatizado de acesso restrito;

             

e) O candidato precisará anexar os documentos pessoais em formato eletrônico, nos seguintes tipos/formatos de arquivo: PDF, Word (.doc, .docx) e Imagem (.jpg, .jpeg e .png);
f) Arquivos eletrônicos com tamanho superior a 20Mb não serão aceitos;
g) Ao finalizar a confirmação da vaga, o candidato terá um número da matrícula aberta em consequência do primeiro Contrato do estudante, no qual serão lançados os dados pessoais e estudantis, será mantido em cada renovação de matrícula;
h) Após a finalização do processo de matrícula, estará disponível para impressão o comprovante de matrícula;
i) Nas etapas de matrícula o candidato terá disponível um chat online, que funcionará das 8h às 12h e das 13h às 18h, para solicitar auxílio no requerimento de matrícula.

Lista de documentos para matrícula

a) Certidão de nascimento ou casamento;
b) Documento de identificação com foto – RG (preferencial), CNH, CTPS, passaporte ou carteira de órgão ou conselho de classe (OAB, CRM, COREN, Etc.). Para os candidatos estrangeiros, cópia da prova de permanência legal no Brasil (R.N.E. – Registro Nacional de Estrangeiros);
c) CPF do candidato;
d) Original do Diploma de Graduação registrado ou Atestado/Declaração de Conclusão de Curso de Graduação.

Fale conosco

UFN Digital
Conj. III, prédio 16, 7º andar
Rua Silva Jardim, 1.175, Santa Maria/RS
CEP: 97010-491
Telefone: (55) 3025-9131
Secretaria: secead@ufn.edu.br