XXIII SEPE da Universidade Franciscana reúne mais de 900 participantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/10/2019

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Imagens: Carolina Teixeira, Mark Braunstein / Fotógrafo e Flora Quinhones / Estagiária Jornalismo

A Universidade Franciscana realizou a 23ª edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da IES entre os dias 20 de agosto e 04 de outubro de 2019. Com tema “O conhecimento que transforma...pela ciência, empreendedorismo, ética e sustentabilidade”, o SEPE congregou mais de 900 inscritos, os quais apresentaram mais de 800 trabalhos durante o Simpósio, em formato oral ou de pôsteres.

A Conferência de Abertura do Simpósio foi realizada ainda no mês de agosto, abordando o “Panorama da ciência e tecnologia no RS e Brasil”. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Odir Antônio Dellagostin, da Universidade Federal de Pelotas e Diretor Presidente da Fapergs e Coordenador da Área de Biotecnologia da Capes.

Durante sua fala, o conferencista apresentou as possibilidades de financiamentos para pesquisa, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e orçamentos da Capes para bolsas de estudo. Dellagostin ainda apresentou dados para retratar a situação do Rio Grande do Sul e do Brasil no ramo da pesquisa e do desenvolvimento.

A partir daí pesquisadores interessados em divulgar seus trabalhos e ampliar seus conhecimentos nas determinadas áreas de estudo, tiveram o tempo para organizar seus trabalhos para apresentá-los entre os dias 2 e 4 de outubro. Ao todo, 826 trabalhos foram apresentados durante o Simpósio

Neste mesmo período, foram realizadas as palestras separadas por eixos temáticos, sendo eles: Atenção Integral e Promoção à Saúde I – AIPS, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável I – TIDS, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável II – TIDS, Patrimônio Cultural, Economia Criativa - PEC e Sociedade e Ambiente – AS, Atenção Integral e Promoção à Saúde II – AIPS, Educação, Cultura e Comunicação II – ECC, e Direitos, Políticas Públicas e Diversidade – DPD.

Divididos nestes eixos, foram realizadas explanações sobre as “Possibilidades e Atualidades na Pesquisa em Saúde", "Do Bio ao Nano, Inovando na ciência e na sociedade", "Prospecções e Tendências na área de Tecnologias de Informação", "Patrimônio Cultural, Sociedade e Ambiente", "Você já parou para pensar sobre a saúde do bebê?”, "Direito Constitucional, Gestão de Pessoas e Processos", todos ministrados por docentes da Universidade Franciscana, juntamente com profissionais das áreas em questão.

Dentre eles, se destaca o painel realizado pelo Prof. Dr. David Bodenstein, da University of Toronto, do Canadá. Ele integrou o Eixo da Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável I – TIDS, com a explanação “Can mitochondrial pathways act as a potential key in bipolar disorder?”, ou seja, “Podem as vias mitocondriais atuarem como chave no transtorno bipolar?”.

Além destes, outros pesquisadores renomados também marcaram presença no XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana. Entre eles a Profa. Dra. Glaura Goulart Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que explicou o conceito de nanotecnologia e as diferentes áreas em que pode ser utilizada como por exemplo, a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia de materiais. Ela abordou a “Pesquisa e desenvolvimento no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano/UFMG): promovendo a inovação”

O Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro, da Universidade Federal do ABC Paulista – UFABC e o Prof. Dr. José Eduardo Siqueira, da PUC-PR, também estiveram presentes no SEPE. O primeiro falou sobre a “Aprendizagem do professor na e a partir da prática letiva: contribuições para a formação inicial” e o segundo sobre a “Bioética e os desafios da Pós-modernidade”

Alessandro Jacques Ribeiro, da UFABC-SP, ainda conduziu um workshop sobre as “Tarefas de aprendizagem do profissional e a formação do professor para ensinar matemática na educação básica: explorando ideias da álgebra escolar”, especialmente à docentes e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFN.

Além das palestras e apresentações de trabalhos, houve o lançamento de mais de 10 produtos científicos e tecnológicos na 23ª edição do Simpósio. Veja cada um deles.

Os inscritos no Simpósio que participaram das atividades podem retirar seu certificado clicando aqui, até 30 dias após o término do evento. Mais informações podem ser obtidas junto ao setor de eventos, pelo telefone (55) 3020-1219.