Mais de 800 trabalhos foram inscritos no SEPE Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/10/2019

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista, com informações da Agência Central Sul de Notícias
Imagens: Mark Braunstein/ Fotógrafo, Flora Quinhones/ Estagiária Jornalismo

Com o tema “O conhecimento que transforma… pela ciência, empreendedorismo, ética e sustentabilidade”, teve início no dia 02 de outubro o XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana. O evento possui uma grade de programações com temáticas bem variadas e exibição de pôsteres que vão até sexta-feira, 04.

De acordo com o Prof. Marcos Alexandre Alves, Pró-Reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias, mais de 800 trabalhos foram inscritos nesta 23ª edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade, sendo estes apresentados na forma oral e no formato de pôsteres. 

Na tarde de quarta-feira (02), no hall do Prédio 15, Conjunto III da Universidade Franciscana, foram expostos os pôsteres dos seguintes eixos: Atenção integral e Promoção à Saúde (AIPS), Direitos, Políticas Públicas e Diversidade (DPD), Patrimônio Cultural e Economia Criativa (PEC) e Iniciação Científica Junior.

Dentre os alunos que estavam apresentando seus trabalhos ao público, estava Andrielli Rosa, estudante do curso de Nutrição, inscrita na categoria AIPS com o trabalho “Observação em laboratório de clínica de nutrição: um relato de experiência”.

Segundo ela, a atividade está vinculada junto à disciplina de Nutrição da Saúde do Adulto e do Idoso, e possui práticas extensionistas, nesse eixo, Andrielli e mais colegas, foram observar as consultas de 6 pacientes no Laboratório da Clínica de Nutrição da instituição, fazendo assim um levantamento para troca de experiências e considerações.

“No final do trabalho, podemos concluir a importância dessas disciplinas extensionistas, para podermos ir para a prática antes mesmo dos estágios. Essa experimentação do que acontece nas consultas clínicas, é muito importante para nós profissionais da saúde”, conclui a acadêmica.

A quinta-feira (03) de chuva trouxe novos trabalhos ao Hall do Prédio 15, com os eixos Sociedade e Ambiente (SA) e Educação, Cultura e Comunicação (ECC). A próxima exposição e apresentação de pôsteres do XXIII SEPE é nesta sexta, 04, também no Hall do Prédio 15, com trabalhos do eixo Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (TIDS).

Veja registros das apresentações abaixo:


CONFERÊNCIAS 

Além da apresentação de trabalhos, o Simpósio também conta com palestras que integram os mesmos eixos citados acima e conferências específicas, como a realizada pela Profa. Dra. Glaura Goulart Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, de Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 02.

Ela explanou sobre a "Pesquisa e desenvolvimento no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno (CTNano/UFMG): promovendo a inovação", onde explicou o conceito de nanotecnologia e as diferentes áreas em que pode ser utilizada como por exemplo, a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia de materiais.

Na noite desta quinta-feira, dia 03, quem vêm à UFN é o Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro, da Universidade Federal do ABC Paulista - UFABC. Ele ministrará, às 19h, no Salão de Atos do Prédio 1, Conjunto I da IES, a conferência "Aprendizagem do professor na e a partir da prática letiva: contribuições para a formação inicial e continuada". 

Ainda, na sexta-feira, 04, será abordada a "Bioética e os desafios da Pós-Modernidade, pelo conferencista Prof. Dr.  José Eduardo de Siqueira, da PUCPR. A palestra ocorre às 9h, no Salão de Atos do Prédio 1, Conjunto I da UFN. 


PALESTRAS POR EIXOS 

O Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFN também conta com uma ampla programação de palestras divididas por eixos temáticos:

1) Atenção Integral e Promoção à Saúde I – AIPS
As docentes da UFN, Profa. Dra. Camila Sfreddo, Profa. Dra. Bruna Jalfim Maraschin e Profa. Dra. Naiana Oliveira, ministraram uma palestra sobre as "Possibilidades e Atualidades na Pesquisa em Saúde".

2) Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável I - TIDS
O palestrantes, Prof. Dr. David Bodenstein, da University of Toronto, do Canadá, ministrou o bate-papo "Can mitochondrial pathways act as a potential key in bipolar disorder?", ou seja, “Podem as vias mitocondriais atuarem como chave no transtorno bipolar?"

3) Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável II - TIDS
Dentro desta temática, ocorreu o painel "Do Bio ao Nano, Inovando na ciência e na sociedade", ministrado pelos professores da UFN, Prof. Dr. William Leonardo da Silva, Prof. Dr. Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden e Prof. Dr. Luiz Fernando Rodrigues Junior

Além desta atividade já realizada, ocorre na sexta-feira, dia 04, o painel "Prospecções e Tendências na área de Tecnologias de Informação", a ser ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre de Oliveira Zamberlan, Prof. Dr. Mirkos Ortiz Martins e Prof. Dr. Sylvio André Garcia Vieira, ambos da Universidade Franciscana. O bate-papo será realizado às 15h30, na Sala 709, 7º andar do Prédio 16, Conjunto III da UFN. 

4) Patrimônio Cultural, Economia Criativa - PEC e Sociedade e Ambiente - SA
Ministrado pelos docentes Profa. Dra. Clarissa Oliveira Pereira, Profa. Me. Anelis Rolão Flores e o Prof. Me. Francisco Queruz, ministraram o painel "Patrimônio Cultural, Sociedade e Ambiente", no Salão Acústico do Prédio 14, Conjunto III. 

5) Atenção Integral e Promoção à Saúde II - AIPS
"Você já parou para pensar sobre a saúde do bebê?, foi tema do painel ministrado pela Profa. Dra. Regina Gema Santini Costenaro , da UFN, a Médica Hailê Zeul Panisson Taschetto, a Odontóloga Alice Souza Pinto e a Psicóloga Marcli Firpo Bittencourt

6) Educação, Cultura e Comunicação II - ECC
Nesta sexta-feira, às 13h30, está marcado o Workshop "Tarefas de aprendizagem profissional e a formação do professor para ensinar matemática na educação básica: explorando ideias da álgebra escolar", com o Prof. Dr. Alessandro Jacques Ribeiro – Universidade Federal do ABC Paulista - UFABC. A atividade será ministrada na Sala 709 do Prédio 16, Conjunto III da UFN. 

5) Direitos, Políticas Públicas e Diversidade - DPD
Neste eixo, o painel "Direito Constitucional, Gestão de Pessoas e Processos", está marcado para sexta-feira, dia 04, às 19h, no Salão de Atos do prédio 13, Conjunto III da IES. Os integrantes do painel são os docentes Profª. Drª. Rosane Leal da Silva, Prof. Dr. Jaci Rene Costa Garcia e Prof. Dr. Cristiano Becker Isaia. 

Confira a programação completa clicando aqui. 



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação