Mostra de Extensão apresentou o envolvimento da UFN com a comunidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/06/2023

A Universidade Franciscana realizou na tarde da terça-feira (20) a 1ª Mostra de Extensão UFN com a Comunidade, um evento especial que compartilhou os resultados da produção extensionista dos cursos de Graduação da Universidade Franciscana com os territórios e pessoas que estão fora do ambiente universitário. Acadêmicos, professores e grupos que são atendidos por estes projetos puderam mostrar as práticas vivenciadas nas atividades em 28 Práticas Extensionistas durante uma exposição realizada no Hall do Prédio 15 – Conjunto III. Além da presença de todo o grupo da Reitoria da UFN, a Mostra recebeu a Secretária de Educação de Santa Maria, professora Lúcia Madruga.

“Nenhum curso ou conhecimento se basta por si mesmo, precisamos trabalhar em conjunto porque assim aprendemos e fazemos melhor. Ainda podemos melhorar, mas já estamos em um nível de muito boa integração entre os cursos, onde ainda há a possibilidade de evoluir, para isto, a curricularização da extensão colaborou muito. Todas as áreas podem se interligar com o cotidiano e isto não minimiza o conhecimento, pelo contrário o instiga e fortalece. Fazendo evoluir na pesquisa resultando em melhor qualidade de vida para a população”, evidenciou a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, para uma plateia que lotou o Salão de Atos.

A fim de dar visibilidade para as ações de Extensão que permeiam os currículos dos cursos de Graduação da UFN, a professora Janilse Nunes que é Diretora de Ensino de Graduação e Coordenadora do evento, aponta que o momento é essencial para: “A concretização de um trabalho entre pessoas, com pessoas em prol de uma educação de excelência visando a conexão entre a Universidade e a comunidade. Estamos em diferentes territórios, atendemos e trabalhamos juntos, com centenas de pessoas, estas que se articulam neste movimento extensionista, em que a potência da Universidade Franciscana e da comunidade se integram”.

De acordo com a Diretora de Ensino de Graduação, atualmente há oito projetos de extensão vinculados à Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, 14 projetos integradores vinculados à Pró-reitoria Acadêmica que têm atrelados outros 62 sub projetos nos mais variados territórios e que impactam um grande número de pessoas e famílias de Santa Maria e região. Enfatizando este papel importante e atendo da Universidade, o professor Márcio Tascheto palestrou sobre o tema ‘Extensão Universitária na UFN: A extensão como arte do encontro’, em que abordou os diferentes aspectos em que os universitários têm colaborado com a vida da comunidade e como têm despertado diversas formas de olhar os territórios que, também, rodeiam o ambiente acadêmico.

Ateliês acadêmico-comunitários também foram disponibilizados para os visitantes da 1ª Mostra da Extensão UFN a fim de compartilhar o conhecimento universitário realizado durante os projetos de uma forma explicativa e com a interação participativa da comunidade com os professores e acadêmicos. Entre as oficinas ofertadas durante a atividade, estavam: Projetando sonhos: a escolha de uma carreira; Circuito lúdico para todas as idades: Santa Maria e o Bairro Nossa Senhora do Rosário: territórios a des(cortinar); e Distrito Criativo em Maquetes e Saúde Bucal.


PROJETOS EXTENSIONISTAS

Um destes projetos é o ‘Balcão de atendimento em Direito do Consumidor, Direito das Famílias, Direito Ambiental e Direito da Seguridade Social’, realizado por alunos do curso de Direito e dedicado ao público idoso. De acordo com a estudante Ana Júlia Zuse Borges, do 4º semestre do curso de Direito, na ação extensionista é aplicado os princípios do Estatuto do Idoso e, por serem uma parcela da população bastante vulnerável no sistema de consumo, se faz necessária esta atenção especializada. “Entendemos que trazer este público para o lado do Direito do Consumidor faz com que eles se sintam integrados no meio jurídico, não somente no meio de aposentadoria e assistência social. Mas que eles entendam um pouco mais do meio jurídico afeta diariamente a maneira como eles se portam na sociedade”, explica.

Outra Prática Extensionista apresentada durante a Mostra foi a ‘Assistência Multidisciplinar Integrada aos cuidadores e pessoas com Doença de Alzheimer (AMICA)’, que trabalha a formação de cuidadores profissionais e familiares na atenção e cuidado a serem disponibilizados às pessoas enfermas. “Este projeto entrou na minha vida quando precisei cuidar da minha mãe, que tinha Alzheimer, e necessitava de uma sustentação e de orientações a respeito de como cuidá-la melhor. Desde que entrei para o Grupo Amiga, me senti muito mais responsável, confortável e esclarecido a respeito já que aprendi tanto com estes universitários e professores pela diversidade de informações que a gente tem acesso. O esclarecimento que o Grupo me trouxe ajudou muito, além de que hoje eu sou idoso e posso ser eu a precisar de ajuda e assim já tenho a orientação de como ser cuidado!”, conta Paulo Roberto da Silva, de 71 anos, que há oito anos integra o AMICA.

Desenvolver uma consciência cidadã é o foco do projeto ‘Noite antirracista no Museu Treze de Maio’, desenvolvido desde 2021 na perspectiva de debater o racismo estrutural e a cidade, sobretudo pensando a memória social do Bairro do Rosário (onde a UFN está inserida). Em parceria com a 8ª Coordenadoria de Educação, as atividades envolvem a educação de jovens e adultos que estudam no turno da noite em escolas estaduais de Santa Maria e consiste numa série de debates e reflexões. A primeira roda de conversa envolve a memória social do Bairro, que foi construído com a forte presença da comunidade negra; o Clube Social Treze de Maio que dá origem ao museu; e a terceira roda é de capoeira, trazendo a representatividade cultural da cultura afro-brasileira. “Geralmente nós tratamos o negro a partir do período triste da escravidão, mas deixamos de perceber toda potência cultural que a cultura afro-brasileira gerou. E é preciso dar visibilidade para isso”, explica o professor Márcio Tascheto que está envolvido nesta ação extensionista junto com os cursos de História, Letras - Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Filosofia.

• Ações da Fisioterapia na promoção de saúde
• Educação Alimentar e Nutricional no contexto escolar
• Atividade educativa em saúde bucal com uso do jogo “Roda a roda”
• Papilomavírus Humano: roda de conversa nas escolas
• Da planta ao medicamento;
• Registros das Vivências das disciplinas extensionistas do Curso de Terapia Ocupacional
• Educação e promoção de saúde dos adolescentes
• Temáticas Emergentes em Enfermagem e Saúde: diversidades e desafios em diferentes contextos
• Assistência Multidisciplinar Integrada aos cuidadores e pessoas com Doença de Alzheimer – AMICA
• Apoio multiprofissional de atendimento ao desenvolvimento atípico – AMADA
• Telessaúde
• Show das Vovózinhas
• ComPP
• Instagram da Feira do Livro

• Balcão de atendimento em Direito do Consumidor, Direito das Famílias, Direito Ambiental e Direito da Seguridade Social
• Noite antirracista no Museu Treze de Maio
• Jornada Colaborativa na Diversidade Escolar
• INTEGRA ENGENHARIAS: educando para o descarte adequado de pilhas e baterias
• Campanha de Arrecadação de Computadores
• Pílula criativa - Mapeando Memórias no Distrito Criativo Centro-Gare
• Conscientização da proteção ao câncer de pele
• Cientista Aprendiz
• [com]VIDA – Identidade e educação urbana em Santa Maria – RS
• Distrito Criativo Centro/Gare: identidade e recursos culturais
• Jornal Conceição
• Dezembro Laranja
• Não te julgo, te ajudo
• Soluções contábeis para o agronegócio
• Conhecendo e diagnosticando a realidade empresarial no Parque Tecnológico de Santa Maria.



Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação