Exposição reúne fotografias de estudantes de diversos cursos da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/08/2023

O Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), vinculado aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN), promove durante esta semana uma exposição alusiva ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. Os trabalhos que estão expostos em diversos pontos do Conjunto III, foram desenvolvidos ao longo das disciplinas de Fotografia Publicitária, Fotografia Digital, Fotografia e Fotografia Básica para acadêmicos da comunicação e de outros cursos da UFN.

A coordenadora do LabFem e docente da Instituição, Laura Fabrício, comenta que: “Durante esses dois semestres são várias turmas. Entre elas está a da Disciplina Eletiva de Fotografia Digital, que foi ofertada pela primeira vez no 2º semestre de 2022”. A docente explica que diversos cursos desenvolveram esta atividade, aprendendo a fotografia básica por meio das aulas teóricas e práticas. A coordenadora também ressalta a participação dos mais diversos cursos, entre eles: Odontologia, Direito, História, Pedagogia, Design de Moda, Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Psicologia. Ela também expõe que foi uma surpresa o trabalho desenvolvido por estes acadêmicos: “Pessoas que não tem a fotografia na sua formação. Olhares muito distintos e criativos, foi possível perceber que elas estavam se descobrindo de fato e explorando um lado mais romântico”.

Amanda Weis, estudante do curso de Odontologia, foi uma das acadêmicas que optou por participar desta eletiva. Para ela é uma oportunidade de explorar esta área e também pode ser utilizado para registro odontológico. “Saber tirar uma foto adequada, não fazer com um fundo aleatório, enfim, dar um foco no que queremos mostrar. Decidi fazer esta aula justamente pra abrir os horizontes, sobre essa parte que no nosso currículo não se tem, acabei gostando de realizar esse trabalho”, completa Amanda.

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado há 183 anos em 19 de agosto, homenageia a criação do daguerreótipo, antecessor das câmeras fotográficas, sendo o dia em que a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo