Cursos da Saúde realizaram entrega de jalecos aos novos universitários Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/03/2023

Durante os primeiros dias de retorno às aulas neste 1º semestre letivo, muitas atividades movimentaram a comunidade acadêmica da Universidade Franciscana como as Acolhidas Institucionais e ações promovidas por cada Coordenação de curso de Graduação. Na segunda semana, foi a vez de atividades coletivas de alguns dos cursos da Área da Saúde, juntamente com a Reitoria e Pastoral Universitária, que envolveram estudantes e seus familiares em momentos de interação e boas-vindas.

Calouros e veteranos dos cursos de Medicina e de Odontologia participaram da tradicional cerimônia de entrega dos jalecos que foi repleta de simbolismo e emoção, ainda nos primeiros dia de aula. Os jalecos brancos foram entregues aos futuros médicos e cirurgiões-dentistas que irão acompanhá-los em todas as aulas práticas, estágios e laboratórios. “Este momento traz, também, uma seriedade de iniciar um curso da saúde com atenção, zelo e compromisso com a ética e com todos os cuidados profissionais”, explica a coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Pasqualli.

No dia 23 de fevereiro, a Acolhida foi destinada às turmas do curso de Psicologia com a atividade ‘Bloquinho do Acolhimento’ que recebeu os acadêmicos do 2º semestre e os novos ingressantes com seus familiares. Durante a ação, os professores se apresentaram para os alunos e comentaram sobre o curso e as disciplinas, a coordenadora Fernanda Dotto, explica que este momento foi inspirado na cultura de acolhimento do curso, recebendo toda rede de contato do estudante: “Falar de bloquinho, é falar de união, de pensar em equipe, pensar em conjunto e pensar nos registros, que fique na memória deles, fique no coração o registro desse encontro, de algo mais íntimo que é só do curso e aberto para a família. Que eles possam pensar na natureza humana deles e do outro. Com a presença da família no ambiente, fica a sensação de um trânsito mais leve, de que eles precisam se comunicar também”.

Já o curso de Nutrição realizou sua Acolhida no dia 24 de fevereiro em que acadêmicos e familiares foram convidados a participar de uma ação na Capela São Francisco de Assis (Conjunto III) e, após, foi feita uma visita aos laboratórios de práticas. A acadêmica Eduarda Nogueira está no 3º semestre foi acompanhada de seus pais e comentou que este momento de integração mostra o vínculo entre a Universidade e a família dos universitários: “Para os novos alunos e familiares, ajuda a entender o processo de mudança que eles estão vivendo. Tendo a oportunidade de conhecerem a faculdade e também gera uma segurança de que os filhos vão estar bem assistidos na Instituição”. O curso completa 25 anos de fundação em 2023, a coordenadora do curso Elisangela Colpo afirma que: “Após 25 anos de história o curso de Nutrição da Universidade Franciscana continua com o compromisso de formar um profissional com ética e humanismo”.

Encerrando as boas-vindas deste semestre, na noite de 24 de fevereiro foi a vez do I Cerimônia da Entrega dos Jalecos aos ingressantes no curso de Fisioterapia, um momento muito especial de acolhimento, partilhado juntamente com as famílias dos futuros fisioterapeutas. “Organizamos com muito carinho, pois o jaleco simboliza o trabalho na área da saúde, mas também denota toda a responsabilidade que nossa profissão possui, pois quando estamos diante de nossos pacientes, estamos diante de vidas. E quando recebemos as famílias em nossa Universidade, estamos contribuindo no propósito de suas escolhas, pois nos tornamos também parte da formação humana”, aponta a coordenadora do curso, professora Lilian Oliveira de Oliveira. Após a cerimônia, foram realizadas visitas ao Laboratório de Ensino Prático em Fisioterapia.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Colaboração: Lucas Acosta e Vitória Oliveira/Estagiários de Jornalismo