Acadêmicos de Psicologia realizam Orientação Profissional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/05/2023

O curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) realizou na tarde desta quinta-feira (25) a última etapa do projeto de Orientação Profissional voltado aos jovens que estão finalizando o Ensino Médio de escolas públicas e privadas. A atividade ocorreu durante o período de um mês, tendo quatro encontros presenciais com os professores e estudantes estagiários do curso que aplicaram testes e entrevistas.

A professora e coordenadora da ação, Liana Bohrer, comenta que o objetivo maior do projeto é ajudar os jovens que estão com dúvida na escolha do mercado profissional. Então por meio de alguns encontros com testagens e algumas dinâmicas, os estudantes tem a oportunidade de compreender melhor suas potencialidades. A docente também destaca que: “Hoje estamos finalizando o projeto. Com esta devolutiva pôde-se perceber ao longo desses encontros com os acadêmicos de psicologia, que se tem a oportunidade de entender um pouco de como é a prática, conversar com profissionais dessas áreas pra tentar ajudar eles nesse processo de escolha”. A coordenadora também explica que a atividade está sendo desenvolvida por estudantes do 3º semestre.

A acadêmica de Psicologia Marina Mezomo Soccal, que faz parte do projeto, considera um estímulo para os jovens que estão ingressando no mundo acadêmico. “Há uma possibilidade de compreender essa diversidade de escolhas. Uma vez que esse mundo do trabalho é muito diverso, às vezes a gente não conhece áreas que poderiam nos favorecer. Este projeto ele serve pra trazer esse maior conhecimento sobre as diferentes carreiras e os diferentes cursos de graduação, colaborando nas possibilidades de atuação no futuro”, destaca a estudante. Para ela a experiência de participar da atividade foi muito enriquecedor, principalmente no quesito de aprender mais a como realizar uma orientação, testes psicológicos e ter esse contato direto com estudantes do Ensino Médio.

Luiza Rizzi Chaves, estudante do 3º ano do Ensino Médio, escolheu participar do projeto, pois estava com muitas dúvidas em qual graduação cursar após sair da Escola. Para Luiza foi muito bom participar, porque teve a oportunidade de ver melhor suas opções, tendo a oportunidade de visitar os cursos que mais teve aptidão no teste. Os cursos de Administração, Direito, Odontologia, Nutrição, História, Filosofia, Design de Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia e Publicidade e Propaganda, tiveram seus espaçes percorridos pelos estudantes. Também foi realizada uma visitação em laboratórios do curso de Psicologia. As inscrições para a próxima turma podem ser feitas por meio deste link, as atividades terão início no dia 2 de junho (sexta-feira).

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo