Graduação na área da saúde em Santa Maria
  1. Blog
  2. Graduação na área da saúde em Santa Maria

A área da saúde é um mercado de trabalho que cresce a cada dia. Com a evolução da tecnologia e as novas descobertas científicas, cada vez mais esse campo do conhecimento evolui e apresenta novas possibilidades ao mercado. Se você é de Santa Maria e tem interesse em cursar sua Graduação na Área da Saúde, conheça as melhores oportunidades na sua região.

Área da Saúde em Santa Maria
A Área da Saúde envolve todas as atividades ligadas às Ciências Médicas. Essa área do conhecimento é responsável pelo estudo da vida humana, com o objetivo de promover saúde e, ao mesmo tempo, atuar na prevenção, tratamento e erradicação de doenças e lesões.

Hoje em dia, é possível ver o crescimento desse mercado, ao perceber que as pessoas têm se preocupado mais com sua saúde e bem-estar. As novas gerações não só têm esse cuidado, como também procuram se prevenir e buscam qualidade de vida, mesmo antes de sentirem algum sintoma. Além disso, as novas descobertas científicas e a evolução do conhecimento sobre o corpo humano reforçam ainda mais essa realidade. 

Se você é de Santa Maria e enxerga o potencial de atuar nesse mercado, saiba que você está em um dos melhores locais para se preparar e um dia poder atuar nessa área. Conhecida como cidade universitária, a região agrega algumas das melhores instituições de ensino superior. Além disso, a população jovem e a infraestrutura dessa cidade rio-grandense, reúnem as condições ideias para você se formar. 

Conheça os cursos da Área da Saúde da Universidade Franciscana e as melhores oportunidades para você iniciar sua Graduação em Santa Maria

Por isso, especialistas dessa área são requisitados em todos os lugares, no mundo inteiro. Para suprir essa demanda com sucesso, é necessário que as instituições de ensino invistam na formação de profissionais com qualidade, a fim de que possam atuar com excelência, em todos os setores das ciências médicas.


Biomedicina

O curso de Biomedicina da UFN aborda o diagnóstico laboratorial de biologia molecular, genética e análises clínicas em sua grade curricular.

Para que o aluno coloque em prática os conteúdos aprendidos nas aulas, são necessários dois estágios de 510 horas cada.

Os temas de pesquisa são baseados pelos princípios e diretrizes do SUS, como ciências biológicas da saúde humana, ciências humanas e sociai, ciências exatas e ciências da biomedicina.

Ao se formar, o biomédico pode ser tornar responsável técnico de laboratórios e indústrias, além de firmar laudos e diagnósticos. Para isso, é necessário também ter o reconhecimento de habilitação da área específica e prévia inscrição no Conselho Regional de Biomedicina para começar a atuar no ramo.

Enfermagem

Você sabia que o curso de Enfermagem da Universidade Franciscana é o primeiro do interior do estado? Desde 1955, na Faculdade de Enfermagem - FACEM, é uma das melhores em inserir os estudantes no mercado de trabalho. Veja alguns diferenciais do curso que ajudaram a formar essa boa fama:

  • Atividades teórico-práticas em laboratórios, incubadoras de aprendizagem, clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde,SAMU, unidades de pronto atendimento, serviços de gestão em saúde e outros;
  • Complexo hospitalar próprio para o desenvolvimento de estágios, pesquisas e outros;
  • Infraestrutura física e tecnológica moderna e qualificada com laboratórios especializados;
  • Biblioteca diferenciada e atualizada com livros e periódicos gerais e específicos;
  • Grupos de pesquisa de enfermagem e interdisciplinares em saúde;
  • Participação em projetos de cooperação nacional e internacional;
  • Graduação sanduíche pelo intercâmbio Ciências sem Fronteiras;
  • Vivências acadêmicas em grandes empresas de enfermagem;
  • Eventos Científicos – Jornada Internacional de Enfermagem, ENFERFEST, SEPE, JIS;
  • Residência em enfermagem obstétrica.


Farmácia

Na Graduação em Farmácia da UFN, os principais focos são tecnologia, inovação, produção e controle de qualidade de alimentos, cosméticos e medicamentos de uso veterinário ou humano. Outras ênfases presentes no curso são nanotecnologia, biotecnologia, farmácia clínica, análises clínicas e toxicológicas forense e a assistência farmacêutica nos diversos níveis de atenção à saúde.

O curso disponibiliza aulas práticas para que o conteúdo aprendido não fique só na teoria. As práticas são realizadas em hospitais, indústrias, laboratórios de análises clínicas, farmácias comunitárias e de manipulação, etc.

50% das aulas são separadas apenas para estágios e conteúdos práticos. O aluno pode desenvolver projetos de pesquisa e extensão para ser um destaque no mercado de trabalho.

Fisioterapia

O Curso de Fisioterapia da UFN é referência da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia.

Esse título foi concedido porque, desde o primeiro semestre, o aluno é imerso dentro do mercado de trabalho em diversos níveis de saúde, como em unidades básicas de saúde, centros esportivos, centros de acolhimento e atendimento especializados, clínica-escola e hospitais.

Nesses locais, o estudante aplica a teoria e conhece a fundo a saúde da mulher, homem, criança, adolescente, adulto, idosos e pacientes em estado terminal.

A universidade possui os melhores laboratórios amplamente equipados para garantir que o conteúdo seja aprendido na teoria e na prática. Nas aulas, os alunos são estimulados a ter a capacidade diagnóstica e terapêutica, a prática extensionista e integrada e a ação multifuncional na promoção da saúde.




Além desses, na Universidade Franciscana você também poderá cursar Graduação em Medicina, Odontologia, Terapia Ocupacional, dentre outros cursos da área da Saúde.

Realize seu sonho de trabalhar com Ciências Médicas. Faça sua Graduação em Santa Maria, na UFN.