Curso de Medicina recebe presidente da Unimed Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/08/2019

Texto e fotos: Thayane Rodrigues

Com o intuito de finalizar a primeira semana de aulas do 2º semestre de 2019, o Curso de Medicina da Universidade Franciscana convidou o cirurgião geral e presidente da Unimed Santa Maria, Dr. Ernani Clóvis Büllow, para falar sobre qualidade nos procedimentos médicos. A palestra “Aspecto humano e econômico da profissão”, foi realizada com o objetivo de inspirar aos calouros e veteranos.

Atuando na área há mais de 30 anos, Dr. Ernani elencou uma lista de dez assuntos que devem ser constantemente presentes na vida de um profissional da medicina. Para ele, médico é o indivíduo que gosta de gente. “Se vocês gostam de sentir o calor de um aperto de mão humilde, então vocês estão na profissão certa. É o esforço de cada um que faz a diferença. É o olhar humano que traz o reconhecimento de nossa profissão”, avalia.

Em sua fala, Dr. Ernani ressaltou a importância da relação de confiança que deve se estabelecer entre médico e paciente, diante da busca pela melhor condição de vida das pessoas. Ainda para o profissional, o futuro médico deve-se ater as bibliografias, em frente ao vasto conteúdo disponível online.

“Se a gente não lê, consequentemente, não saberemos nos comunicar, e a relação com o paciente não vai funcionar, e assim, não vai haver confiança. Por isso eu sempre digo: o que é clássico (conhecimento presente nos livros), permanecerá”, afirma.

Além de estar atento e informado, o médico deve ter senso crítico em relação aos medicamentos prescritos. “O forte marketing em relação a determinado medicamento, não significa que seja o melhor para determinado paciente”, esclarece.




Em relação às novas tecnologias médicas, Dr. Ernaní é categórico em afirmar que nenhuma delas substitui o exame físico, e as visitas de rotinas no médico.

“Hoje oferecemos ressonâncias em 5D. Mas a grande maioria da população não tem dinheiro para isso, então é preciso ter em mente que a tecnologia auxilia, mas também encarece e elitiza a medicina”, explica.

Para Dr. Ernani, o Sistema único de Saúde (SUS) é extraordinário. “Eu sei que vai parecer clichê, e talvez vocês só entendam isso quando tiverem a minha idade, mas não há nada mais gratificante no mundo do que a gratidão de um paciente humilde. O carinho, dinheiro nenhum no mundo paga essa sensação”, afirma.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação