Enade
  1. Ensino
  2. Enade

O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, é uma avaliação realizada anualmente pelo Ministério da Educação que tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de nível superior das instituições de ensino presencial e EaD ao redor do país. Além disso, também é possível avaliar a evolução dos alunos que estão iniciando a graduação e aqueles que estão concluindo e verificar se estes atendem aos conhecimentos específicos exigidos de cada área do conhecimento.

                              

Cursos Selecionados

As áreas de ensino que serão abrangidas na avaliação de 2023 envolverão os seguintes cursos de graduação da UFN:
• Arquitetura e Urbanismo
• Biomedicina
• Enfermagem
• Engenharia Ambiental e Sanitária
• Engenharia Civil
• Engenharia Química 
• Farmácia
• Fisioterapia
• Medicina
• Nutrição
• Odontologia
• Radiologia

Etapas do Enade

1. Cadastro pelo estudante: deve ser realizado neste endereço no período de 27 de junho ao dia 18 de novembro de 2023 às 23h59.
2. Questionário do estudante: o período de preenchimento será do dia 01 de setembro ao dia 25 de novembro de 2023 às 23h59 e pode ser realizado clicando aqui.
3. Prova: será aplicada no dia 26 de novembro e o local poderá ser conferido no Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato.

Formato da Prova

A prova do Enade 2023, com duração total de 4 horas,  será composta por duas partes que devem envolver situações problemas e estudos de caso: Formação Geral e Componente Específico.

A parte de Formação Geral terá 10 questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha. Já a parte de Componente Específico terá 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

                 

           

                       


                

Como funciona o Enade?

O Enade é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos Anísio Teixeira (INEP). A Avaliação acontece anualmente e é dividida em dois tipos de questões: as de formação geral, com temas comuns a todas as graduações e as questões específicas, referentes a conteúdos inerentes de cada área. Os cursos selecionados para participar da prova variam a cada ano, em forma de rodízio.

O Enade é obrigatório?

Sim, o Enade é componente curricular obrigatório e imprescindível para a regularização do histórico escolar e também para a expedição do Diploma. É bom lembrar que a avaliação também pode ser realizada por alunos que tenham interesse em participar, desde que se candidatem. Nesse caso a participação é voluntária.

Como saber se preciso participar da prova?

A instituição de ensino é responsável por verificar se os alunos atendem aos critérios necessários para a prova, por inscrevê-los e avisá-los da participação.

O que acontece se eu faltar no dia da prova?

Se a sua participação for obrigatória, o não comparecimento acarretará em situação irregular perante o Enade. Após a ausência ser constatada durante a prova, o candidato terá um prazo para regularizar a situação e justificar a sua falta. A emissão do diploma fica impedida até que a situação seja regularizada perante o Enade.

                


O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019 irá avaliar onze cursos de graduação da Universidade Franciscana. Deverão prestar a prova os alunos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Tecnologia em Radiologia. A prova será aplicada em 24 de novembro.

A Portaria nº 828/2019, que torna pública a relação de cursos participantes do Enade, acesse clicando aqui.


Equipe de produção 
Profª. Janilse Fernandes Nunes
Luiza Lisbôa Inklman

PREPARE-SE PARA O ENADE
O Enade 2019 será aplicado no dia
24 de novembro de 2019
com início às 13h30 

(com fechamento dos portões 
de acesso às 13h)
do horário oficial de Brasília/DF

EDITAL 2019

Perguntas frequentes


Informações gerais

1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade?
Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)Portaria Normativa nº. 6, de 14 de março de 2012 (Regulamenta o Enade 2012)Portaria Normativa nº. 13, de 27 de junho de 2012 (altera a regulamentação do Enade 2012)Portaria Normativa nº. 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 29/12/2010).

1.2. O Enade é obrigatório?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.

1.3. Qual o objetivo do Enade?
O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

1.4. Quais os instrumentos básicos do Enade?
A prova; O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; O questionário do estudante; O questionário do coordenador(a) do curso.

1.5. Como são definidas as áreas que serão avaliadas no Enade?
O Ministério da Educação define, anualmente, as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade em cada área será trienal.

1.6. Quais as áreas já avaliadas pelo Enade?
Em 2004: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Em 2005: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia (em oito grupos), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Em 2006: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores (Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo. Em 2007: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Tecnologia em Agroindústria, Tecnologia em Radiologia, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Em 2008: Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, e os Cursos Superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios, Alimentos, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. Em 2009: Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo; e os Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Em 2010: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia; e os cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. Em 2011: cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; cursos que conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; cursos que conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e cursos que conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.