UFN realiza qualificação para participantes do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/12/2018

A Universidade Franciscana recebeu a 3ª etapa do projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria. Ela ocorreu na tarde de quinta-feira, 06 de dezembro, no Salão do Júri, e é o primeiro de três encontros que serão realizados.

Nesta etapa, gestores e funcionários da parte administrativa de empresas do ramo alimentício da cidade realizaram uma qualificação para conhecer e entender o processo de categorização, além de verificar os itens nos quais eles serão avaliados.

De acordo com a coordenadora geral do projeto e docente do curso de Nutrição e do Mestrado em Saúde e da Vida da UFN, Ana Lúcia de Freitas Saccol, a qualificação é importante para que os gestores saibam da relevância que o projeto tem e os benefícios que ele pode trazer.

“A categorização é um modo de as empresas mostrarem que investem em qualidade e que querem reduzir o risco de surgir algum tipo de surto de doenças, como por exemplo, o de toxoplasmose, diagnosticado em Santa Maria neste ano”, destaca.

Leia mais: 
- UFN lidera projeto de categorização dos serviços de alimentação de Santa Maria 
- Lançado projeto de categorização dos serviços de alimentação de Santa Maria. 

Durante a qualificação desta sexta-feira, a docente explicou aos gestores como funciona e como surgiu o projeto no mundo e de que forma ele foi implementado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em cerca de 2000 estabelecimentos das cidades sede da Copa do Mundo de 2014.

Ao todo foram 68 empresas inscritas no projeto em Santa Maria. Ele visa classificar os serviços de alimentação com base em 51 critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores. 

A classificação será disposta na fachada da empresa e será nas seguintes categorias: A (categoria Ouro), que será dada a estabelecimentos que estiverem respeitando ao máximo os critérios avaliados, B (categoria Prata) e C (categoria Bronze) para estabelecimentos que ainda podem aprimorar os seus aspectos sanitários.

O projeto é coordenado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, em parceria com o Sebrae, a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr).

Texto e imagens: Fernando Cezar / Estagiário Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação