UFN lidera projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/09/2018

Os cursos de Nutrição e o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, representados pela professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, estão na coordenação do Projeto de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria.

O projeto visa classificar os serviços de alimentação com base em critérios que analisam os aspectos higiênico-sanitários de maior impacto para a saúde dos consumidores.

Essa classificação ficará disponível ao consumidor, possibilitando a escolha do local com base na higiene e segurança dos alimentos produzidos

O projeto está sendo organizado pela Universidade Franciscana, em parceria com o setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Sebrae, AHTURR e a Universidade Federal de Santa Maria.

A docente da UFN Ana Lúcia de Freitas Saccol explicou que a classificação dos estabelecimentos é realizada pela vigilância sanitária da cidade, com a intenção de ampliar a forma de comunicação do resultado da inspeção ao consumidor e como uma atividade complementar à concessão da licença sanitária.

Segundo ela, a ideia surgiu após o sucesso do Projeto de Categorização de serviços de alimentação para a Copa do Mundo FIFA/2014. Esta ação foi coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e implementada nas cidades que sediaram os jogos do campeonato e cidades turísticas vizinhas a estes locais.

Ana Lúcia participou do projeto junto a Anvisa e tem como base essa experiência para orientar o processo de Categorização dos serviços de alimentação de Santa Maria. Após as avaliações os bares e restaurantes participantes vão receber um selo com a classificação para serem expostos aos clientes.

Segundo ela, após a Copa do Mundo FIFA/2014 o projeto foi finalizado e Santa Maria será pioneira ao reativar o processo de Categorização em serviços de alimentação no Brasil.

“O objetivo é orientar os estabelecimentos e não os punir. Agora estamos captando empresas para que participem do projeto. Ao longo do período de categorização, os restaurantes serão classificados com as letras A, B e C, quanto a qualidade sanitária que possui”, afirmou a coordenadora do projeto.

Conheça o passo a passo de cada etapa do projeto:
1ª etapa: qualificação das autoridades sanitárias (set/out 2018)
2ª etapa: sensibilização serviços de alimentação/adesão de empresas (set/2018)
3ª etapa: qualificação serviços de alimentação para gestores dos estabelecimentos (out/nov 2018)
4ª etapa: auto avaliação dos bares e restaurantes (nov/dez 2018)
5ª etapa: período de adequações onde os restaurantes serão auxiliados para melhorar a qualidade do estabelecimento (dez 2018, jan/fev 2018)
6ª etapa: primeiro ciclo de inspeções com a Vigilância Sanitária (mar 2018)
7ª etapa: adequações referentes ao projeto (abr/mai/jun 2019)
8ª etapa: segundo ciclo de inspeções com a Vigilância Sanitária (jul 2019)
9ª etapa: divulgação das categorias de cada restaurante via Prefeitura Municipal de Santa Maria (ago 2019)

Além da programação já estabelecida acima, alunos e professores do Curso de Nutrição da UFN realizarão capacitações gratuitas para os profissionais que manipulam alimentos, ao longo do desenvolvimento da atividade.

Os estabelecimentos interessados em participar do projeto podem se inscrever até o dia 10 de outubro, pelo telefone (55) 99916-9709. A participação não tem custo, mas a empresa que presta serviço de alimentação deverá se comprometer a divulgar o selo de classificação, em local visível, no estabelecimento.

A meta é categorizar entre 40 e 60 bares e restaurantes de Santa Maria. Até o momento, 15 estabelecimentos já se cadastraram no projeto.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografia: Mark Braunstein