Lançada a Liga Acadêmica de Interprofissionalidade e Saúde Coletiva Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2021

Nesta quarta-feira (1º), foi realizada uma ação no pátio do Conjunto III da Instituição, alusiva ao Dezembro Vermelho, com a temática ‘Prevenção de ISTs e enfrentamento da AIDS/HIV’ pelos cursos da área da saúde da Universidade Franciscana (UFN). Além disso, nesta mesma atividade foi promovido o lançamento da Liga Acadêmica de Interprofissionalidade e Saúde Coletiva (LAInSC), integrada pelos cursos Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional, Farmácia, o Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida e a Residência Multiprofissional em Atenção Clínica Especializada com Ênfase em Infectologia e Neurologia.

A atividade foi realizada neste dia, pois é comemorado o Dia Internacional da Luta Contra a Aids e por todo mundo são desenvolvidas ações enfatizando a prevenção, autocuidado, tratamento e o não preconceito. Razão pela qual a LAInSC teve seu lançamento nesta data. Ainda foram entregues folhetos, folders e livros trazendo informações não só sobre a Aids, mas também sobre outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites.

A professora Juliana Colomé, do curso de Enfermagem, uma das responsáveis pelas atividades, comenta que que é de fundamental importância divulgar essas ideias e a noção de que é possível conviver com o HIV/Aids. “Se as pessoas, as que positivarem, fizerem o treinamento que é totalmente custeado pelo Sistema Único da Saúde (SUS), elas podem ser indetectáveis, ou seja, elas não vão mais transmitir o vírus. Então, por isso é tão importante que a prevenção e o tratamento nos casos positivados”, explica a professora.

A acadêmica do 8º semestre do curso de Enfermagem, Gicelle Moraes Martelli, conta que a LAInSC iniciou com as Campanhas de Vacinação realizadas pelos cursos da Área de Saúde da UFN, quando além da equipe de Enfermagem, outros estudantes também participavam e assim como ela gostavam de postar informações nas redes sociais. A partir disso, surgiu a ideia de criar algo maior que disseminasse e não fosse perdido após os períodos vacinais. O objetivo da Liga é desenvolver ações na comunidade a partir de um grupo de estudantes voluntários que se organizaram para as campanhas de vacinação.

Essa Liga, ela não é de algum curso específico, ela é da Saúde Coletiva. Então todos os cursos que tem esse envolvimento com ações sociais, com campanhas, com a promoção da saúde individual e coletiva, eles são convidados para integrar este espaço. Vai ser uma atividade bem estratégica para os cursos da saúde, porque nós já estamos organizados e mobilizados, e quando vem as demandas da sociedade, já temos esse grupo preparado e pronto para ajudar”, relata a professora Juliana Colomé.

Texto e Fotos: Lucas Acosta/ Estagiário de Jornalismo