Ato Normativo de Santa Maria para Categorização dos Serviços de Alimentação é assinado na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/08/2023

A Universidade Franciscana (UFN) recebeu, na noite de ontem (16 de agosto), autoridades administrativas municipais, representantes de associações e de órgãos sanitários, proprietários de serviços de alimentação, além de profissionais e estudantes da área da saúde para o lançamento e assinatura do Ato Normativo de Santa Maria para a Categorização dos Serviços de Alimentação. A proposta visa classificar os serviços de alimentação com base na legislação sanitária, promovendo a articulação entre setor público através de equipes da Vigilância Sanitária, do setor privado com os serviços de alimentação e do meio acadêmico que irá proporcionar suporte técnico.

Com a realização da UFN, a iniciativa tem o objetivo de melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos comerciais e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), do Programa INOVA RS – Região Central e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O momento foi realizado na abertura do ‘Workshop sobre Segurança dos Alimentos’ que ocorre durante os dias 16 e 18 de agosto e tem a organização do curso de Nutrição e do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida.

“O dia de hoje é um marco para o Projeto Categorização de Serviços de Alimentação da Macrorregião Central, já que Santa Maria é o primeiro município a assinar o Ato Normativo. Esta instrução traz as diretrizes de como será feita a categorização de forma local e, posteriormente, cada município irá construir o seu próprio documento interno. E, nós da UFN, estamos orgulhosos de integrar esta ação através de um grande projeto institucional que foi aprovado no ano passado junto ao INOVA RS e tem a participação de acadêmicos bolsistas e voluntários dos cursos de BiomedicinaFarmácia e Nutrição, além de cinco estudantes do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida”, comenta a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia de Freitas Saccol, ao destacar o pioneirismo santa-mariense.

Assinado pela Secretária Municipal de Saúde (em exercício), Ana Paula Seering e pelo Superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Machado Streb, o Ato Normativo prevê a Categorização dos Serviços de Alimentação ao promover o uso de uma classificação feita através de selos de qualidade onde os estabelecimentos terão uma pontuação que ficará visível para o conhecimento dos consumidores e estão ordenadas da seguinte forma: Categoria A, serviços que cumprem com excelência os requisitos; Categoria B, serviços que cumprem muito bem os requisitos; Categoria C, serviços que cumprem satisfatoriamente os requisitos.

Também estiveram presentes o Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN, professor Marcos Alexandre Alves; a representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora Neila Richards; a Conselheira da Associação Brasileira de Restaurantes (ABRASEL/RS), Ana Amélia Saccol; o presidente da Associação dos Hoteis, Restaurante e Agências de Viagens (AHTURR), Emerson Nereu, o Gestor do Inova RS, Claudir Padia e a coordenadora do Mestrado em Ciência da Saúde e da Vida da UFN, professora Carina Boeck.

“O Inova RS, através dos seus Gestores de Tecnologia, é responsável por fomentar ações e inovações que possam resultar em melhorias nas 49 cidades que compõe o nosso ecossistema da Região Centro. O Projeto Categorização, que tem à frente a professora Ana Lúcia Saccol, é uma destas ações que representa a união de diversos atores da ‘quádrupla hélice’ (universidades, setor público, inciativa privada e sociedade civil) em prol de um propósito em comum”, relata Claudir Padia, Gestor do Inova RS programa estadual que orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista