UFN Oportunidades

      

      

O UFN Oportunidades é um canal de integração entre o mercado de trabalho e os profissionais formados ou em formação pela Universidade Franciscana. Seu objetivo é estabelecer relações entre o mercado de trabalho, alunos e egressos, facilitando contratações para estágios e empregos.

Aqui serão disponibilizadas vagas de estágios extracurriculares, estágios voluntários, empregos e programas de capacitação, onde o aluno ou egresso pode se candidatar de acordo com seu currículo e a demanda existente.

Os alunos e egressos cadastram seus currículos e as empresas parceiras divulgam suas vagas. Dessa forma, o UFN Oportunidades surge para auxiliar no processo de empregabilidade.

      

Aluno e Egresso

Alunos e egressos da Universidade Franciscana podem contar com o UFN Oportunidades, que divulgará vagas de estágios e empregos para que os membros da comunidade acadêmica possam atuar de acordo com as diversas frentes profissionais de seus cursos.

      

      

Oportunidades de Estágio

Estágio Home Office
Disponível
Estágio Hemocentro Santa Maria
Disponível
Estágio Cervejaria Maria Santa
Disponível
Imobiliária Santa Imóveis
Disponível
Estágio Pré Vendedor Tec Service
Disponível
Estágio Postos Ferrari
Disponível
Estágio Piu Bella Modas
Disponível
Processo Seletivo de Estágio na Promotoria de Justiça de São Pedro do Sul
Disponível
Estágio na Área de Gente e Gestão Baristo Café
Disponível

Oportunidades de Trainee

Programa de Trainee BP Bunge Bioenergia
Disponível

       

Outras oportunidades

     

Iniciação Científica

Como pesquisador, o estudante pode receber bolsas de iniciação científica através das agências de fomento (Capes, CNPQ) e de convênios entre instituições e empresas. Também pode seguir carreira acadêmica, futuramente, fazendo parte de instituições de ensino públicas ou privadas, escolas e institutos federais.
      

PIBID e Residências Pedagógicas

O Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) contribuem para a formação dos professores da educação básica. Eles integram a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica.

Monitorias

Podem concorrer a bolsas de monitoria, os estudantes que já cursaram a disciplina selecionada no curso. O estudante selecionado receberá uma bolsa de estudos e terá uma carga horária específica para cumprir no laboratório/ disciplina selecionada.

Estágios obrigatórios

Fazem parte da grade curricular dos cursos e devem ser cumpridas de acordo com a carga horária estipulada na matriz curricular. Os campos de estágio ficam a cargo dos alunos e coordenadores de estágio dos seus cursos.
      

Cursos e Capacitações

A Universidade Francisca disponibiliza à alunos, professores e funcionários da IES Oficinas de Apoio Técnico ao longo do ano. As inscrições são realizadas no site da UFN na página Eventos.

      

Empresa

A proposta de educação superior da Universidade Franciscana, que vincula ensino, pesquisa e extensão tem o compromisso de transmitir, produzir e divulgar o conhecimento em vista da integração com a sociedade. Ao compartilhar o conhecimento com a sociedade, realimenta a pesquisa, a extensão e a prática acadêmica, além de proporcionar, por meio do conhecimento, melhor qualidade de vida à população.

Empresa, envie sua vaga para estagios@ufn.edu.br com as seguintes informações:

VAGA PARA ESTÁGIO: Nome da vaga, empresa, remuneração, carga horária semanal, funções a serem desenvolvidas, benefícios (se houver), cursos, semestre ou disciplinas desejáveis, contato para envio de currículos.

VAGA PARA EMPREGO: Nome da vaga, empresa, remuneração, carga horária, funções a serem desenvolvidas, benefícios, formação desejável, contato para envio de currículos.
            

Documentos

Tenha acesso à documentos importantes para o seu estágio, como o Termo de compromisso de estágio, Relatório de estágio, o Termo de rescisão, dentre outros.
      

Dúvidas frequentes

Terei algum benefício ao ser indicado pela UFN?

O UFN Oportunidades não é um programa de indicação, mas sim uma ponte entre oportunidades do mercado de trabalho e candidatos (alunos e egressos da Universidade Franciscana).

Qual a diferença entre estágio obrigatório e não-obrigatório?

O estágio obrigatório é definido como estágio curricular supervisionado no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. A designação e a formalização do estágio obrigatório são responsabilidades do curso de vinculação. O estágio não obrigatório representa o estágio desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, sendo parte do Projeto Pedagógico do Curso representado por Atividades Curriculares Complementares. O estágio não obrigatório é regulado pela Lei nº 11.788 de 2008, do Ministério do Trabalho e Emprego e é entendido como atividade opcional desenvolvida sob supervisão, com vistas à inserção no mundo do trabalho. A concessão dos estágios não obrigatórios pode ser formalizada via Agências de Integração ou diretamente via unidade concedente. Leia mais acessando o link: www.ufn.edu.br/site/blog/tudo-sobre-estagio-obrigatorio

Para que serve o termo de compromisso de estágio?

É o documento que regulamenta o estágio. É uma determinação da Lei 11.788/08 que diz que o termo de compromisso é obrigatório e deve ser celebrado entre o aluno, empresa e instituição.

O que é relatório de atividades?

É uma exigência legal em que o aluno deve apresentar periodicamente, em prazo não superior a seis meses, na instituição de ensino, um relatório de suas atividades, do qual deverá constar assinatura do representante dos estágios na instituição de ensino e do supervisor da parte concedente.

O estágio é remunerado?

No caso de estágio não obrigatório, é compulsória a concessão de bolsa, assim como o auxílio-transporte, e ambos devem constar no Termo de Compromisso do Estágio.

Estágio conta como ACC?

Sim. Nesse caso no período de registro de ACC o aluno vai apresentar para seu respectivo curso, documento que comprove o tempo de estágio, como por exemplo, sua via do Termo de Compromisso. O deferimento e validação dessas horas como ACC ficam a critério de cada curso.

Sou uma empresa, como faço para divulgar minha vaga de estágio?

Envie sua vaga com as seguintes informações para estagios@ufn.edu.br:

VAGA PARA ESTÁGIO: Nome da vaga, empresa, remuneração, carga horária semanal, funções a serem desenvolvidas, benefícios (se houver), cursos, semestre ou disciplinas desejáveis, contato para envio de currículos.

VAGA PARA EMPREGO: Nome da vaga, empresa, remuneração, carga horária, funções a serem desenvolvidas, benefícios, formação desejável, contato para envio de currículos.

Quem pode supervisionar o estágio não obrigatório?

O supervisor do estagiário da parte concedente deve ser funcionário de seu quadro do pessoal, com formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

Qual a carga horária mínima e máxima que um estagiário pode cumprir?

Não há definição legal para carga horária mínima. Quanto à carga horária máxima a jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar seis horas diárias e trinta horas semanais no caso de estudante de ensino superior.

Quem deve assinar o Termo de Compromisso de Estágio? Como funciona a documentação de estágio?

Obrigatoriamente, devem assinar o Termo de Compromisso de Estágio o educando (ou seu representante ou assistente legal), a parte concedente do estágio e a instituição de ensino (inciso II, art. 3º da Lei 11.788/2008).

Deve constar do Termo de Compromisso de Estágio todas as cláusulas que nortearão o contrato de estágio, tais como:
a) dados de identificação das partes, inclusive cargo e função do supervisor do estágio da parte concedente.
b) as responsabilidades de cada uma das partes;
c) objetivo do estágio;
d) definição da área do estágio;
e) plano de atividades com vigência; (parágrafo único do art. 7º da Lei nº 11.788/2008);
f) jornada de atividades do estagiário;
g) horário da realização das atividades de estágio;
h) definição do intervalo na jornada diária se for o caso;
i) vigência do Termo de Compromisso de Estágio;
j) valor da bolsa, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
l) valor do auxílio-transporte, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
m) número da apólice e a companhia de seguros.

No endereço www.ufn.edu.br/site/central-de-atendimento/estagios consta um modelo de contrato, de relatório, de termo aditivo e de rescisão, que devem ser preenchidos e assinados por todas as partes. A assinatura da instituição será realizada na Central de Atendimento.

       

Fale conosco

Telefone: (55) 3220-1200, ramal 1232 ou 1230
E-mail: estagios@ufn.edu.br
Endereço: Central de Atendimento - Rua dos Andradas, 1614, Centro,
Santa Maria (RS) - Conjunto I, prédio 2
Atendimento: das 8h às 17h30, de segunda a sextas-feiras