O que é Iniciação Científica e para que serve?
  1. Blog
  2. O que é Iniciação Científica e para que serve?

O universo acadêmico vai além de preparar o aluno apenas para o mercado de trabalho. Em um mundo concorrido, em que a tecnologia está presente para ajudar no desenvolvimento intelectual, no pensamento de formas criativas de mudar processos ou sistemas, na criação de novos produtos, na inovação de medicamentos para a indústria farmacêutica, na transformação dos elementos da natureza para a vida das pessoas, falar sobre iniciação científica é falar em investimentos a longo prazo, em educação e desenvolvimento humano.

Não importa a área que o aluno esteja inserido, pois em todas existem projetos e grupos de pesquisa que investem tempo, inteligência e verbas. Por isso, o aluno que participa de grupos de pesquisa tem um conhecimento profundo a respeito dos assuntos estudados, pois os temas pesquisados podem ser partes de outras pesquisas que já foram desenvolvidas por outros grupos, ou são estudos de algo inédito e inovador e que ainda não foi solucionado.

A iniciação científica serve para descobrir soluções para algo que ainda não tem resposta, através do conhecimento.

Como atua o aluno de iniciação científica

O trabalho de um aluno de graduação que faz iniciação científica é pesquisar assuntos junto a outros estudantes pesquisadores, criando projeto de pesquisa com professores orientadores e coordenadores já mestres ou doutores, exercendo a oportunidade de desenvolver e descobrir novos produtos ou processos, elementos, máquinas ou até novas teorias.

A carreira dos estudantes estimulados em sala de aula pela iniciação científica tem grande relevância e, em determinadas áreas, produz novos conhecimentosartigos científicos e gera novas pesquisas científicas

Como pesquisador, o estudante pode receber bolsas de iniciação científica através das agências de fomento (Capes, CNPQ) e de convênios entre instituições e empresas. Também pode seguir carreira acadêmica, futuramente, fazendo parte de instituições de ensino públicas ou privadas, escolas e institutos federais.

Na iniciativa privada, há possibilidade de trabalhar como autônomo, prestando consultoria à grandes empresas em áreas variadas.

O que precisa fazer para ser um aluno pesquisador?

Para ser um aluno de iniciação científica, basta se candidatar na sua própria instituição, mediante abertura de editais de iniciação científica.

É necessário, também, ter interesse por temas que estejam sendo estudados para se integrar a eles. Em muitos casos, o estudante também pode ter uma área de interesse que ainda não esteja sendo pesquisada em determinada instituição de ensino e, com apoio de um professor orientador ou coordenador, dê início a novos projetos de pesquisa.

Ser um pesquisador na graduação é uma oportunidade que poderá colocá-lo em cursos de pós-graduação, como mestrados acadêmicos e profissionais e doutorados se o projeto de iniciação científica for reconhecido e bem orientado.

A dica é conversar com algum professor que faça parte de pesquisas que o aluno se interesse para ter acesso a informações e começar a fazer parte desse mundo.
Saiba mais sobre os grupos e bolsas que a UFN oferece!