Vida e esperança são temas da edição de Setembro do Fé & Café Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2023

A 4ª edição do projeto Fé & Café ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), na Universidade Franciscana (UFN). O momento tratou sobre a temática ‘Vamos falar sobre esperança: Enquanto tem VIDA tem jeito!’. A atividade foi conduzida pelo Padre Alison Valduga, SAC, que é Mestre em Psicologia, e pelo médico psiquiatra e docente do curso de Medicina da UFN, Fábio Martins. A realização é da Arquidiocese de Santa Maria, com o apoio da Pastoral Universitária da UFN e do grupo de Jovens em Romaria.

O momento reuniu acadêmicos e professores, além da presença de pessoas da comunidade externa para refletirem de forma alusiva ao ‘Setembro Amarelo’, mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio. O Padre Alison Valduga, acredita que: “Este espaço é muito importante para que se possa falar sobre o tema da vida. Especialmente ter essa percepção de que muitas dificuldades que nós enfrentamos e que não falamos, podem se tornarem menores na nossa caminhada”. Para ele, que é Mestre em Psicologia, a atividade é muito relevante pois este espaço dentro da Universidade, mostra que se poder conversar sobre a temática. “Ações como essa possibilitam que nós tenhamos a oportunidade de perceber que outras pessoas também enfrentam dificuldades e que juntos podemos superar. Podemos falar também da importância da nossa inteligência espiritual que é o que dá sentido à vida e também nos traz a possibilidade de encontrar valores”, comenta.

“Acima de tudo, podemos lembrar que as pessoas que pensam em suicídio ou que têm um comportamento suicida, não tão sozinhas”, ressalta o professor Fábio Martins sobre a UFN disponibiliza serviços de auxílio psicológico sendo ele o Núcleo de Apoio à Diversidade Humana (NADH), coordenado pelo curso de Psicologia. Por conta disto, ele menciona que o mês de setembro é o momento em que todas as atividades relacionadas ao tema são concentradas, porém campanhas são realizadas ao longo do ano inteiro.

O projeto tem como objetivo reunir a comunidade em encontros mensais para diálogos a partir de temas sugeridos e propostos por eles mesmos. Estas conversas devem contar com a presença de profissionais de diversas áreas para promover a troca de conhecimentos sobre os assuntos que geram curiosidade e que muitas vezes, pela correria diária, são ignorados, podendo assim seguir cuidando da humanização e da espiritualidade. Além do diálogo, os encontros, que são conduzidos por jovens e animados com músicas de diferentes estilos. Aberto à participação da comunidade acadêmica e também comunidade externa, as datas para os próximos encontros serão anunciadas pelo Instagram da Arquidiocese de Santa Maria e o da Pastoral Universitária da UFN.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo