UFN realiza a 1ª Mostra de Extensão com a Comunidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
31/05/2023

A Universidade Franciscana (UFN) irá realizar no dia 20 de junho a 1ª Mostra de Extensão UFN com a Comunidade. A atividade é voltada para os universitários, estudantes de escolas, secretarias municipais e pessoas envolvidas com a extensão nas comunidades da cidade. Serão realizadas atividades com 4h de carga horárias e com disponibilidade de 250 vagas. Ao total serão oito ateliês das mais diversas áreas, onde o participante poderá se cadastrar em uma ou duas ações, também irá ocorrer as exposições das práticas, no Hall do Prédio 15 da UFN. A Mostra é gratuita e as inscrições podem ser feitas por meio deste link, até o dia 19 de junho.

A Mostra tem o intuito de promover o compartilhamento da produção extensionista, em cursos de Graduação UFN com a comunidade. O evento terá início às 14h, no Salão de Atos do Prédio 13 - Conjunto III, tendo como palestrante o professor do curso de História da Instituição, Márcio Tascheto da Silva, com a temática ‘A Extensão Universitária na UFN’. Após será realizada a Mostra de produções extensionistas nos estandes e a realização de ateliês, em que os participantes precisam se inscrever para experienciar práticas vivenciadas nas atividades extensionistas.

O projeto dá visibilidade ao trabalho extensionista que a UFN desenvolve nos diferentes territórios. Os trabalhos desenvolvidos por diversos cursos de áreas diferentes, serão expostos neste momento em que há uma valorização do trabalho produzido dentro da Universidade. Os ateliês estão sendo promovidos pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Odontologia, Design de Moda, Psicologia, Filosofia, História, Pedagogia, Letras - Português e InglêsMatemáticaDesign, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Toda comunidade que estiver envolvida com os projetos de Extensão e com a curricularização, está convidada a participar desta ação.

Exposições das práticas

• Ações da Fisioterapia na promoção de saúde;
• Educação Alimentar e Nutricional no contexto escolar;
• Atividade educativa em saúde bucal com uso do jogo “Roda a roda”;
• Papilomavírus Humano: roda de conversa nas escolas;
• Da planta ao medicamento; Registros das Vivências das disciplinas extensionistas do Curso de Terapia Ocupacional;
• Educação e promoção de saúde dos adolescentes;
• Temáticas Emergentes em Enfermagem e Saúde: diversidades e desafios em diferentes contextos;
• Assistência Multidisciplinar Integrada aos cuidadores e pessoas com Doença de Alzheimer – AMICA;
• Apoio multiprofissional de atendimento ao desenvolvimento atípico – AMADA;
• Telessaúde;
• Balcão de atendimento em Direito do Consumidor, Direito das Famílias, Direito Ambiental e Direito da Seguridade Social;
• Noite antirracista no Museu Treze de Maio;
• Jornada Colaborativa na Diversidade Escolar;
• INTEGRA ENGENHARIAS: educando para o descarte adequado de pilhas e baterias;
• Campanha de Arrecadação de Computadores;
• Subida das pilhas: educando para o descarte adequado de pilhas e baterias; Pílula criativa - Mapeando Memórias no Distrito Criativo Centro-Gare;
• Conscientização da proteção ao câncer de pele;
• Cientista Aprendiz;
• [com]VIDA – Identidade e educação urbana em Santa Maria – RS;
• Distrito Criativo Centro/Gare: identidade e recursos culturais

Ateliês acadêmico-comunitários:

• Ateliê 1: Saúde Bucal (15h30min/ Pátio do Conjunto III) – Vagas: 30

• Ateliê 2: Distrito Criativo em Maquetes (15h – Sala 405, Prédio 14, Conjunto III) – Vagas: 20

• Ateliê 3: Saída Técnica Urbana: Território Negro do Rosário: pedagogias urbanas antirracistas (15h30min/ Hall do Prédio 13, Conjunto III) – Vagas: 35

• Ateliê 4: Circuito lúdico para todas as idades: Santa Maria e o Bairro Nossa Senhora do Rosário: territórios a des(cortinar) (16h30min/ CoArq, Prédio 14, Conjunto III) Vagas: 35

• Ateliê 5: Tecendo Experiências (16h30min/ Teciteca, Prédio 15, Conjunto III) – Vagas: 04

• Ateliê 6: Projetando sonhos: a escolha de uma carreira (16h30min/ LAPOT- Sala 706, Prédio 17, Conjunto III) – Vagas: 20

• Ateliê 7: Colorindo mandalas (16h30min/Sala de aula, Prédio 14, Conjunto III) Vagas: 10

• Ateliê 8: (Rec)ria (15h30/ Sala de aula, Prédio 14, Conjunto III) - Vagas: 10

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo