UFN oferece serviços de saúde para a comunidade Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/08/2022

Atenta às necessidades da população, a Universidade Franciscana (UFN) oferece Serviços de Saúde gratuitos ou com preço reduzido à comunidade em que acadêmicos desenvolvem o aprendizado prático e social. Voltadas para o público interno e externo da Instituição, estes são os espaços de atendimento: Laboratório de Odontologia, Laboratório de Ensino Prático em Fisioterapia (LEP), Terapia Ocupacional, Laboratório em Enfermagem, Laboratório de Psicologia, Laboratório de Prática Nutrição Clínica Ambulatorial, Serviços de Atenção Farmacêutica e Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC).

A professora Lilian de Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia, destaca que foram realizados mais de 2000 atendimentos em mais de 180 pessoas de Santa Maria e região. O Laboratório de Ensino Prático em Fisioterapia é um local de vivências práticas no qual os estudantes atuam em atendimentos fisioterapêuticos para a comunidade em geral. As atividades são supervisionadas pelos docentes do curso e incluem ações de promoção da saúde, prevenção e recuperação funcional: “A qualidade na atenção e cuidado especializado que nosso laboratório oferece em termos de assistência, que configura um dos preceitos do curso de Fisioterapia, nos faz referência como atendimento fisioterapêutico de excelência, reforçando a importância dos serviços oferecidos para a comunidade santa-mariense e da região”.

Além de atender a comunidade, os serviços também colaboraram para a formação dos acadêmicos dos mais diversos cursos que proporcionam atividades e atendimentos para a população. A professora Patrícia Dotto, coordenadora do curso de Odontologia, comenta que as vivências durante o processo formativo, tanto no curso, quanto no Laboratório de Odontologia visam a formação de um profissional com um perfil generalista e com sólida fundamentação técnico-científica. “O estudante em todo seu percurso na graduação está construindo-se para uma atuação em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar, com vistas a ser um profissional proativo e empreendedor, com atitude de liderança, atuante na prática odontológica em todos os níveis de atenção à saúde”, complementa a docente.

Confira abaixo todos os serviços oferecidos pela UFN:

Laboratório de Análises Clínicas - LEAC

Oferece a comunidade acadêmica e ao público em geral exames laboratoriais de rotina.

• Agendamento: 3220-1269

Laboratório de Odontologia

Desenvolve ações de prevenção a saúde bucal e tratamentos específicos de acordo com cada paciente conforme avaliação prévia.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas de triagem no 55- 3025-9070

Laboratório de Ensino Prático em Fisioterapia

Os atendimentos de fisioterapia ambulatorial ocorrem no solo e na hidroterapia e são destinadas as necessidades traumato ortopédicas e disfunções neurológicas em qualquer faixa etária. Além disso acontecem atendimentos para crianças e adolescentes, saúde da mulher e direcionado ao cuidado no envelhecimento. No turno da tarde é disponibilizado assistência multiprofissional ao paciente com necessidade em reabilitação física.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55- 3025-9067

Terapia Ocupacional

Objetiva desenvolver, recuperar ou manter habilidades das pessoas que apresentam temporária ou definitiva, dificuldade em desempenhar atividades cotidianas e participação na vida social. Por meio de atividades significativas, para cada sujeito trabalhando na habilitação, reabilitação, prevenção de agravos, promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55- 3025-9070/ Ramal: 9084
• Público: Externo em todas as faixas etárias e interno

Laboratório em Enfermagem

Avaliação efetiva do processo de enfermagem, por meio de consulta e prescrição de cuidados de enfermagem.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55- 3025-9070/ Ramal 9
• Público: Somente público interno, e pacientes atendidos nos Laboratórios da UFN

Laboratório de Psicologia

O Laboratório de Práticas em Psicologia oferece atendimento individual para crianças, adolescentes e adultos. Também há modalidade de atendimentos em grupos de crianças e adolescentes e terapias de casal e famílias.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55- 3025-9070/ Ramal 9077
• Público: Somente público externo

Laboratório de Prática de Nutrição Clínica Ambulatorial

Orientação e acompanhamento nutricional.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55- 3025-9070/ Ramal 9075

Serviço de Atenção Farmacêutica

Destina-se a pessoas que utilizam diversos medicamentos e sentem efeitos adversos ou inefetividade em seu tratamento.

• Agendamento: Conforme disponibilidade de vagas no 55 - 3025-9070/ Ramal: 9085

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo