UFN oferece curso inédito de Ciência de Dados com Python Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/05/2022

Voltado para garantir aos estudantes e profissionais da área da tecnologia uma formação com domínio na linguagem Python, a Universidade Franciscana (UFN) está ofertando o Curso de Capacitação em Ciência de Dados com PYTHON em modalidade semipresencial. Com inscrições abertas até o dia 16 de maio, as aulas serão realizadas em laboratório 100% ‘hands-on’, ou seja, desenvolvendo código e compreendendo o funcionamento das tecnologias apresentadas, desde o nível iniciante até o avançado.

"O curso é destinado ao público geral que deseja conhecer a linguagem de programação entre as mais requisitadas, tanto na academia quanto no mundo dos negócios. Além de aprender de uma forma prática a programar em Python, o aluno irá relacionar os conhecimentos com a manipulação de informações, tanto de uma escala pequena - como os resultados de experimentos de laboratório ou análise de uma coleção de dados de vendas, até a extração de conhecimento em BIG DATA", explica o professor Mirkos Martins que está à frente das aulas sobre a linguagem de programação mais utilizada cientificamente na atualidade

MERCADO DE TRABALHO

Segundo o professor que ministrará a capacitação, um profissional com conhecimento em Ciência de Dados tem ótimas oportunidades de se destacar no mercado de trabalho, podendo atuar em várias áreas como: analista de resultados em experimentos científicos, desenvolvedor de produtos tecnológicos inovadores, cooperação em startups, resolver problemas de negócios.

SOBRE O CURSO

A Capacitação profissional irá desvendar os métodos para compreender a manipulação dos dados de suas pesquisas e desenvolver uma metodologia de análise nos seus trabalhos científicos. O curso, que está sendo oferecido de maneira inédita pela UFN, também é destinado aos profissionais que precisam aprimorar a maneira como lidam com informações (dados) de forma a extrair metainformação de forma eficiente e produtiva, de uma maneira eficaz e com domínio tecnológico.

Com turnos aos sábados pela manhã, as aulas semipresenciais serão realizadas nos dias 28 de maio, 04, 11 e 25 de junho e 02 e 09 de julho. Assim, o estudante irá aprender sobre o uso da linguagem Python para aplicações envolvendo preparação, limpeza, tratamento, agregação, visualização e análise de dados. Construção de exemplos de aplicações com dados reais e sintéticos. Além do uso das bibliotecas Pandas, Numpy e Scikit-learn; Ferramentas da plataforma Anaconda (Jupyter Notebook, Spider IDE, IPython, Orange) e a Construção de um projeto – ao final da disciplina – analisando dados com os conceitos apresentados na disciplina.

CRONOGRAMA DE AULAS

Unidade 1 - Ciência de Dados, ferramentas e conceitos estatísticos
1.1 - Big Data e a computação na academia e nos negócios
1.2 - Programação simplificada em Python, uso do Google Colaboratory, IBM Watson e Anaconda Project.
1.3 - Estatística aplicada nos dados: média, mínimos, máximos, curvas e predições.

Unidade 2 - Extraindo metainformação com Python e bibliotecas Numpy, Pandas e Scikit
2.1 - Abrindo arquivos em Python e carregando em memória
2.2 - Usando Numpy e Pandas no tratamento das informações
2.3 - Modelos de machine learning aplicados utilizando Scikit

Unidade 3 - Visualização de Dados e Storytelling
3.1 - Usando Matplot a partir do zero. Construindo visualização de dados
3.2 - Usando Plotly e criando Dashboards.
3.3 - Interpretando os dados e criando histórias para capturar a atenção

Unidade 4 - Construindo um projeto de Data Science a partir do zero
4.1 - Escolhendo um problema e aplicando os conceitos de aula
4.2 - Avaliação do produto final a partir de discussão em grupo

INVESTIMENTO E CERTIFICADO

O investimento para esta capacitação é R$ 422,27, que podem ser parcelados em 3x de R$ 140,75. Com carga horária de 40 horas e 30 vagas a serem preenchidas, o curso confere certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% em cada disciplina, módulo ou atividade do curso.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista