Seminário de Avaliação Residência Pedagógica discutiu experiências em aula Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/05/2022

Realizado nos dias 25 e 26 de abril, o III Seminário de Avaliação Residência Pedagógica tratou sobre as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do Programa de Residência Pedagógica dos cursos de Licenciatura da Universidade Franciscana (UFN), relativas ao terceiro módulo do Edital N° 1/2020 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A atividade marcou o encerramento de mais um projeto institucional, em parceria com a CAPES, com apoio das redes de Estadual e Municipal de Ensino da Educação Básica, de atividades relativas à qualificação da formação dos futuros professores nas Graduações em Letras Inglês-Português, Matemática, História, Filosofia, Pedagogia e Pedagogia EaD da UFN.Na ocasião, os estudantes bolsistas do Programa de Residência Pedagógica apresentaram à comunidade acadêmica e aos professores preceptores, parceiros na execução das atividades dos bolsistas nas diversas escolas de Santa Maria, além de suas experiências no Programa.

O Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores, e acaba de ser regulamentado pela Portaria N° 82, de 26 de abril de 2022, publicada no Diário Oficial da União em 28/04/2022, Edição 79, Seção 1, p. 42. Conforme consta no Art. 2° da referida Portaria: O PRP é um programa da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de Licenciatura.

De acordo com a professora Solange Dejeanne, do curso de Filosofia, a aproximação entre Universidade e Escola caracteriza o trabalho de parceria entre estas instituições através da “imersão do licenciando na escola de educação básica, para realizar atividades didático-pedagógicas sob a supervisão de um professor formador e de um professor preceptor na escola, contribui de modo muito significativo para uma formação inicial de professores mais qualificada, e comprometida com o contexto de atuação efetiva do futuro professor”.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Solange Dejeanne/Curso de Filosofia