Reitoria da UFN recebe representação de estudantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/05/2020

A reitoria da Universidade Franciscana reuniu-se com estudantes representantes do Conselho de Diretórios, em escuta e diálogo diante dos desafios acadêmicos gerados pela pandemia. A reitora Iraní Rupolo em objetiva apresentação destacou a atuação da Universidade no combate ao Covid-19. Salientou ainda, a resposta dinâmica dada pela gestão da UFN, a qual adaptou serviços acadêmico-administrativos e aulas teóricas ao sistema remoto. Esse processo está sendo acompanhado com avaliação frequente e ajustes para o melhor atendimento à comunidade universitária. A reitora reiterou que o semestre contratado pelo aluno está mantido, incluindo as disciplinas práticas e o estágio, os quais tem a previsão de serem retomados, gradativamente, a partir de 15 de junho.

No decorrer da reunião ficou esclarecido que cada curso tem particularidades. Nesse período, alguns cursos, especialmente da área da saúde, seguiram com estágios em serviços essenciais. Os que foram suspensos retomam suas atividades a partir das orientações governamentais e, avançarão até o estudante estar apto e ter cumprido a carga horária de disciplinas práticas ou estágio.

“Como Universidade reiteramos o nosso compromisso de cumprir a formação integral do estudante prevista no Projeto Pedagógico de cada curso. Os professores estão sendo orientados a conduzir da melhor forma possível o desenvolvimento das disciplinas e a mediar dificuldades, sejam de acessibilidade tecnológica ou pedagógica, assim como tensões pessoais e de relacionamentos”, ressaltou a reitora Iraní Rupolo.

A Reitoria pontuou ainda aos acadêmicos que, embora sem atividades presenciais, a Universidade manteve-se à disposição para atender de forma individual, as necessidades de suporte técnico, pedagógico ou financeiro. “Tenho ciência de que somos cobrados em cada orientação e decisão tomada. Como educadores, neste período, planejamos cada ação em vista de manter o quadro de docentes e técnico-administrativos associado à qualidade acadêmica sempre proporcionada. Nossa opção é pela preservação da saúde e da vida das pessoas”, salientou a reitora, ao dar ênfase à importância da ciência e da pesquisa, a ser conduzida com responsabilidade, pois esta é fundamental para os destinos da humanidade.

A presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Direito, Carolina Martins, disse que o grupo presente à reunião representa o Conselho dos DA’s, e em sua fala apresentou demandas dos estudantes, relacionadas as atividades práticas, estágios, rematrículas e mensalidades. “Entendemos o esforço da Universidade e percebemos a dedicação dos docentes conosco. Queremos abrir um canal de diálogo”, considerou Carolina, que trouxe outros questionamentos à reitoria, os quais são explicados abaixo.

Texto: Carlos Spall - Jornalista
Foto: Caroline Cechin - Chefia de gabinete

Confira o calendário de matrículas

A Pró-reitora de Administração e Finanças, Inacir Pederiva, esclareceu que é importante compreender que o contrato de prestação de serviços educacionais é semestral, de janeiro a junho. Portanto, ainda que estas disciplinas práticas e estágios se estendam além do período previsto, os encargos financeiros que foram contratados para o primeiro semestre e pagos, serão cumpridos pela Instituição. Ou seja, de forma alguma a Universidade vai cobrar duas vezes pela atividade contratada. Disse ainda, que a Universidade está mantendo a remuneração integral de docentes e técnico-administrativos.

“Estamos tomando novas medidas estruturais e administrativas para atender aos protocolos de segurança da comunidade universitária. Quanto as mensalidades, vamos conceder desconto adicional de 5% para todos os alunos que possuem descontos de até 20%. Para os alunos que pagam a mensalidade integral, o desconto será de 10%. Essa condição se dá somente no mês de julho, com a condição de pagamento até o dia 25/07”, ressaltou Inacir.

Em paralelo, a Pró-reitora Acadêmica, professora Vanilde Bisognin, reiterou o empenho em aprimorar a informação e a comunicação com os coordenadores de curso, para que possam esclarecer dúvidas pedagógicas, acadêmicas e dar encaminhamentos administrativo.

“Vamos flexibilizar as condições para os alunos efetivarem a rematrícula. O início das atividades acadêmicas do segundo semestre ocorrerá quando as condições de convivência se mostrarem mais seguras, podendo avançar em 2021. Todos os alunos serão atendidos para o cumprimento das aulas práticas e, as atividades interrompidas, serão complementadas. No que se refere as disciplinas teóricas, quando permitido, será possibilitado o atendimento presencial na modalidade de plantão para grupos reduzidos de alunos. Vamos cumprir o cronograma determinado pelo MEC”, considerou Vanilde.

Encaminhamentos do Encontro

• Os cursos de graduação que tiveram as disciplinas práticas e estágios suspensas, poderão ser retomadas a partir do dia 15 de junho.

• O Estudante que se sente inseguro e decidir por não retornar as atividades presenciais, deve entrar em contato com o coordenador de curso, para programar as alternativas possíveis.

• As pendências financeiras referentes às mensalidades dos meses de março a junho/2020 não serão acrescidas de multa e juros, possibilitando negociações.

• O aluno que tiver pendência financeira poderá fazer a rematrícula para o segundo semestre.

• Será concedido desconto adicional de 5% na mensalidade de julho para todos os alunos que possuem descontos de até 20%, com a condição de pagamento até o dia 25/07.

• Será concedido desconto de 10% na mensalidade de julho para todos os alunos que não possuem nenhum desconto nos encargos educacionais. O pagamento desta parcela deverá ser realizado até dia 25 de julho e inclui os estudantes que possuem Fies e Fundacred.